O INSETO E O OPERÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM GREGOR SAMSA EM A METAMORFOSE

Autores

  • Paula De Col Campanha UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24352

Palavras-chave:

Literatura. Metamorfose. Desumanização. Trabalho.

Resumo

Este artigo teve como objetivo promover uma breve discussão sobre a construção da personagem Gregor Samsa na obra A Metamorfose, de Franz Kafka (2018). Para isso, realizou-se inicialmente uma contextualização histórica do período em que a narrativa foi produzida e, em seguida, analisou-se a influência de dois temas centrais na elaboração da personagem: a desumanização/humanização, relacionada à metamorfose de Gregor, e o valor atribuído ao trabalho, sob a perspectiva das transformações sociais do início do século XX. Como aporte teórico, utilizaram-se as reflexões do historiador Cotrim (1995) sobre a Segunda Revolução Industrial e seus impactos nas sociedades, bem como a dissertação de mestrado de Rego (2014), voltada aos conceitos de desumanização e humanização. Concluiu-se que os temas discutidos são fundamentais para a construção de Gregor, entendido como uma personagem que representa o coletivo por meio do individual, e para a narrativa, que retrata valores característicos de seu tempo — ainda observáveis na contemporaneidade. Por fim, considerando a riqueza interpretativa da obra, sugere-se a realização de novos estudos que aprofundem essas e outras temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula De Col Campanha, UNEMAT

Mestra em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Alta Floresta.

Downloads

Publicado

2026-02-20

Como Citar

Campanha, P. D. C. (2026). O INSETO E O OPERÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM GREGOR SAMSA EM A METAMORFOSE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–10. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24352