TECNOLOGIA E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Nivaldo Cometti FICS
  • Angelita Andreia Caixeta de Sá Must University
  • Christiane Leite Corrêa Must University
  • Gerson Martins de Oliveira Must University
  • Iraci da Silva Braz Must University
  • Janaina Alves Magalhães Must University
  • Naiá Coutinho Pinto Must University
  • Poliana Barroso Must University
  • Reilla Marcie de Oliveira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23538

Palavras-chave:

Mídias digitais. Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Tecnologia educacional.

Resumo

O estudo examinou os benefícios percebidos por educadores e alunos no uso de mídias digitais na aprendizagem, considerando as transformações provocadas pelas tecnologias no ambiente escolar. Partiu-se do problema que buscou identificar quais benefícios foram reconhecidos pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. O objetivo geral consistiu em analisar essas percepções, tomando como base uma metodologia de caráter exclusivamente bibliográfico. No desenvolvimento, foram discutidos aspectos relacionados ao papel das mídias digitais na educação contemporânea, à ampliação do engajamento discente, à diversificação das estratégias pedagógicas e às mudanças nas interações entre professores e estudantes. As análises evidenciaram que as mídias digitais contribuíram para práticas de ensino dinâmicas, colaborativas e alinhadas às demandas da sociedade atual. Nas considerações finais, verificou-se que os educadores perceberam maior facilidade na mediação pedagógica e na personalização da aprendizagem, enquanto os alunos demonstraram maior motivação, autonomia e compreensão dos conteúdos. Concluiu-se que o uso das mídias digitais apresentou potencial para enriquecer o processo de ensinar e aprender, ao mesmo tempo em que se reconheceu a necessidade de investigações futuras para aprofundar esses achados em diferentes contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Cometti, FICS

Doutorando em Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Angelita Andreia Caixeta de Sá, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Christiane Leite Corrêa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Gerson Martins de Oliveira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Iraci da Silva Braz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação.  Must University (MUST).

Janaina Alves Magalhães, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Naiá Coutinho Pinto, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Poliana Barroso, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Reilla Marcie de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

 

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Cometti, N., Sá, A. A. C. de, Corrêa, C. L., Oliveira, G. M. de, Braz, I. da S., Magalhães, J. A., … Oliveira, R. M. de. (2025). TECNOLOGIA E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5696–5705. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23538