TECNOLOGIA E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23538Palavras-chave:
Mídias digitais. Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Tecnologia educacional.Resumo
O estudo examinou os benefícios percebidos por educadores e alunos no uso de mídias digitais na aprendizagem, considerando as transformações provocadas pelas tecnologias no ambiente escolar. Partiu-se do problema que buscou identificar quais benefícios foram reconhecidos pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. O objetivo geral consistiu em analisar essas percepções, tomando como base uma metodologia de caráter exclusivamente bibliográfico. No desenvolvimento, foram discutidos aspectos relacionados ao papel das mídias digitais na educação contemporânea, à ampliação do engajamento discente, à diversificação das estratégias pedagógicas e às mudanças nas interações entre professores e estudantes. As análises evidenciaram que as mídias digitais contribuíram para práticas de ensino dinâmicas, colaborativas e alinhadas às demandas da sociedade atual. Nas considerações finais, verificou-se que os educadores perceberam maior facilidade na mediação pedagógica e na personalização da aprendizagem, enquanto os alunos demonstraram maior motivação, autonomia e compreensão dos conteúdos. Concluiu-se que o uso das mídias digitais apresentou potencial para enriquecer o processo de ensinar e aprender, ao mesmo tempo em que se reconheceu a necessidade de investigações futuras para aprofundar esses achados em diferentes contextos educacionais.
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