A NECESSIDADE DE TREINAMENTO CONTINUADO PARA POLICIAIS MILITARES DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TERMO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRÊNCIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

  • Allan Rodrigues de Freitas Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Lucas Emanuel Bastos Polari Universidade do Estado do Amazonas – UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23492

Resumo

O presente artigo investigação necessidade de implementação de programas de treinamento continuado para os policiais militares do Estado do Amazonas, com foco específico na atualização do direito policial e sua aplicação prática para a futura implementação do termo circunstanciado de ocorrência (TCO) pela polícia militar do amazonas (PMAM). Importante destacar que a PMAM ainda não implementou o TCO, mantendo os procedimentos tradicionais de condução dos indivíduos às delegacias da polícia civil, diferentemente de uma boa parcela das policias militares brasileiras que já adotam está prática. O estudo parte da premissa de que a capacitação contínua dos agentes de segurança pública constitui elemento fundamental para a eficiência operacional e para garantia dos direitos basilares dos cidadãos. A metodologia empregada combina revisão bibliográfica sistemática, análise documental e análise comparativa das experiências de outros estados brasileiros que já implementaram o TCO. Os resultados demonstram que a implementação do TCO pela PMAM é juridicamente viável e operacionalmente vantajosa, baseando-se nas experiências exitosas de outros estados da federação. A pesquisa revela que tal implementação pode contribuir para a desburocratização do sistema de justiça criminal, para a melhoria da prestação do serviço do serviço público de segurança e para profissionalizar o polícia militar da ponta da lança. Contudo, sua efetiva implementação demanda investimento substancial e principalmente uma capacitação técnica e atualização jurídica do efetivo. As conclusões apontam para a necessidade urgente de estruturação de um programa permanente de educação continuada, com ênfase na formação técnico – jurídico dos policiais militares, como condição sine qua non para a modernização da PMAM e para o avanço rumo ao ciclo completo de polícia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Rodrigues de Freitas, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Bacharel em Direito; Graduando em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Centro Universitário Estácio de Sá, lattes.cnpq.br/0952728692451187. 

Lucas Emanuel Bastos Polari, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Orientador. Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA; Bel. em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Oficial da Polícia Militar do Amazonas e Docente do curso de bacharelado em Segurança Pública e Cidadania na Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Freitas, A. R. de, & Polari, L. E. B. (2025). A NECESSIDADE DE TREINAMENTO CONTINUADO PARA POLICIAIS MILITARES DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TERMO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRÊNCIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 7150–7166. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23492