AMBIENTES DIGITAIS ACESSÍVEIS

Autores

  • Marciley Pereira dos Santos Oliveira Universidad Internacional Tres Fronteras
  • Edimar Antunes Tolentino Must University
  • Silvânia Ferreira da Cunha França Must University
  • Leila Gaspar do Nascimento Araújo Must University
  • Sandra Regina Moisés da Silva Ivy Enber Christian University
  • Ailson Oliveira Martins Must University
  • Deivison Rodrigues de Aguiar Must University
  • Nivea Jaqueline Florisbelo da Silva Carneiro Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23432

Palavras-chave:

Mídias Digitais. Acessibilidade. Inclusão. Estudantes Com Deficiência. Educação.

Resumo

O estudo investigou a importância das mídias digitais para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas, considerando sua contribuição para o acesso e participação de estudantes com deficiência. Partiu-se do problema que questionou de que maneira as mídias digitais poderiam favorecer a inclusão nos ambientes de aprendizagem. Buscou-se, como objetivo geral, analisar o papel desses recursos na promoção de práticas pedagógicas acessíveis. A metodologia utilizada correspondeu a uma pesquisa bibliográfica, que permitiu reunir e interpretar contribuições teóricas sobre tecnologias digitais, acessibilidade e inclusão. No desenvolvimento, discutiram-se as transformações educacionais intensificadas pela pandemia, a ampliação do uso de mídias digitais, o potencial desses recursos para diversificar estratégias pedagógicas e a necessidade de formação docente para sua utilização adequada. Identificou-se que ambientes digitais acessíveis, aliados a práticas intencionais, favorecem a eliminação de barreiras, ampliam a participação dos estudantes e possibilitam maior personalização da aprendizagem. As considerações finais apontaram que as mídias digitais constituem ferramentas importantes para a inclusão educacional, embora sua efetividade dependa de planejamento, acessibilidade e capacitação profissional. Indicou-se ainda a necessidade de estudos empíricos que aprofundem a compreensão sobre a aplicação prática dessas tecnologias em contextos reais de ensino.

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Biografia do Autor

Marciley Pereira dos Santos Oliveira, Universidad Internacional Tres Fronteras

Doutoranda em Ciências da Educação, Universidad Internacional Tres Fronteras.

Edimar Antunes Tolentino, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Silvânia Ferreira da Cunha França, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Leila Gaspar do Nascimento Araújo, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sandra Regina Moisés da Silva, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

Ailson Oliveira Martins, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Deivison Rodrigues de Aguiar, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nivea Jaqueline Florisbelo da Silva Carneiro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Oliveira, M. P. dos S., Tolentino, E. A., França, S. F. da C., Araújo, L. G. do N., Silva, S. R. M. da, Martins, A. O., … Carneiro, N. J. F. da S. (2025). AMBIENTES DIGITAIS ACESSÍVEIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5604–5613. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23432