AMBIENTES DIGITAIS ACESSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23432Palabras clave:
Mídias Digitais. Acessibilidade. Inclusão. Estudantes Com Deficiência. Educação.Resumen
O estudo investigou a importância das mídias digitais para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas, considerando sua contribuição para o acesso e participação de estudantes com deficiência. Partiu-se do problema que questionou de que maneira as mídias digitais poderiam favorecer a inclusão nos ambientes de aprendizagem. Buscou-se, como objetivo geral, analisar o papel desses recursos na promoção de práticas pedagógicas acessíveis. A metodologia utilizada correspondeu a uma pesquisa bibliográfica, que permitiu reunir e interpretar contribuições teóricas sobre tecnologias digitais, acessibilidade e inclusão. No desenvolvimento, discutiram-se as transformações educacionais intensificadas pela pandemia, a ampliação do uso de mídias digitais, o potencial desses recursos para diversificar estratégias pedagógicas e a necessidade de formação docente para sua utilização adequada. Identificou-se que ambientes digitais acessíveis, aliados a práticas intencionais, favorecem a eliminação de barreiras, ampliam a participação dos estudantes e possibilitam maior personalização da aprendizagem. As considerações finais apontaram que as mídias digitais constituem ferramentas importantes para a inclusão educacional, embora sua efetividade dependa de planejamento, acessibilidade e capacitação profissional. Indicou-se ainda a necessidade de estudos empíricos que aprofundem a compreensão sobre a aplicação prática dessas tecnologias em contextos reais de ensino.
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