EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23431Palavras-chave:
Mídias digitais. Inclusão. Deficiência. Acessibilidade. Aprendizagem.Resumo
Este estudo abordou o uso das mídias digitais como recurso para reduzir barreiras de aprendizagem enfrentadas por estudantes com deficiência na educação básica. Partiu-se do problema que questionou de que maneira esses recursos poderiam contribuir para a inclusão no contexto escolar. Teve-se como objetivo geral analisar como as mídias digitais contribuíram para minimizar obstáculos pedagógicos, comunicacionais e cognitivos. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, permitindo reunir e interpretar contribuições teóricas que discutiram educação inclusiva, tecnologias digitais e práticas pedagógicas mediadas por recursos tecnológicos. No desenvolvimento, analisaram-se as potencialidades das mídias digitais na promoção da acessibilidade, considerando-se aspectos como flexibilização dos conteúdos, ampliação das formas de comunicação e estímulo à participação estudantil. Também se discutiram limites relacionados à formação docente e às condições estruturais necessárias para o uso pedagógico das tecnologias. As considerações finais indicaram que as mídias digitais exerceram papel relevante na redução de barreiras de aprendizagem quando utilizadas de maneira planejada e articulada a práticas pedagógicas inclusivas. Destacou-se ainda que a pesquisa contribuiu para ampliar a compreensão sobre o tema e apontou a necessidade de novos estudos que aprofundem a relação entre recursos digitais e inclusão escolar.
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