EDUCAÇÃO POSITIVA E O DESENVOLVIMENTO DO BEM-ESTAR ESCOLAR

Autores

  • Meire Simone de Assis Gomes Neves Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Daniela Cristine Nunes Gambary UNEATLANTICO
  • Fabia da Silva Palma UNEATLANTICO
  • Claudiana Rafael Fernandes UNEATLANTICO
  • Cristiano Perin Pissolato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Bernardete de Santana Ximenes UNEATLÂNTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23374

Palavras-chave:

Educação Positiva. Bem-estar escolar. Psicologia Positiva. Clima escolar. Competências socioemocionais.

Resumo

Este artigo analisou como a Educação Positiva pode contribuir para o desenvolvimento do bem-estar escolar, considerando as demandas emocionais, sociais e pedagógicas que atravessam o cotidiano das instituições educativas. A pesquisa, de caráter bibliográfico, baseou-se em autores que discutem o florescimento humano, as competências socioemocionais e o impacto das relações no ambiente escolar, como Seligman, Waters, Niemiec, Santos e Veríssimo, além de Borba e Marin. Os resultados evidenciaram que práticas fundamentadas na Psicologia Positiva favorecem a construção de ambientes mais acolhedores, estimulam o engajamento acadêmico, fortalecem vínculos entre estudantes e professores e reduzem comportamentos associados à ansiedade, estresse e isolamento social. Observou-se também que a promoção do bem-estar depende de políticas institucionais contínuas e da formação docente voltada ao cuidado emocional. Conclui-se que a Educação Positiva representa uma abordagem promissora para transformar a cultura escolar, promovendo relações mais sensíveis, aprendizagens mais significativas e um clima que favorece o desenvolvimento integral dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Meire Simone de Assis Gomes Neves, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Especialista em Saude do Idoso- Geriatria e Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Daniela Cristine Nunes Gambary, UNEATLANTICO

Mestrando em educação, UNEATLANTICO.

Fabia da Silva Palma, UNEATLANTICO

Mestrando em educação. (UNEATLANTICO).

Claudiana Rafael Fernandes, UNEATLANTICO

Mestre em educação. (UNEATLANTICO).

Cristiano Perin Pissolato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Especialização em Mídias na Educação. Ifsul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Bernardete de Santana Ximenes, UNEATLÂNTICO

Mestranda em Educação, UNEATLÂNTICO.

 

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Neves, M. S. de A. G., Gambary, D. C. N., Palma, F. da S., Fernandes, C. R., Pissolato, C. P., & Ximenes, B. de S. (2025). EDUCAÇÃO POSITIVA E O DESENVOLVIMENTO DO BEM-ESTAR ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5524–5537. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23374