NEUROPRAXIA ORIUNDA DE FRATURA PANFACIAL

Autores

  • Alexandre do Nascimento Costa Júnior UNINASSAU
  • Yiceth Vanessa Daza Lizarazo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23339

Palavras-chave:

Fratura panfacial. Neuropraxia. Nervo trigêmeo

Resumo

Esse artigo buscou analisar as implicações neurológicas decorrentes das fraturas panfaciais, com ênfase na ocorrência de neuropraxia, considerando sua fisiopatologia, nervos mais acometidos, métodos diagnósticos e abordagens terapêuticas disponíveis. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com busca nas bases SciELO, PubMed, BVS, Google Acadêmico e NIH, incluindo artigos, livros e dissertações publicados entre 2006 e 2025. Os resultados evidenciam que os nervos infraorbital, alveolar inferior e mentoniano são os mais frequentemente afetados nesse tipo de trauma, principalmente em fraturas com deslocamento. Observou-se que a neuropraxia, por se tratar de um bloqueio reversível da condução nervosa, apresenta bom prognóstico quando diagnosticada precocemente. Identificou-se também que a avaliação clínica associada a testes neurossensoriais, eletroneuromiografia e exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia de alta resolução, é fundamental para determinar o grau da lesão e orientar o manejo. Conclui-se que o diagnóstico precoce, aliado ao acompanhamento multidisciplinar, desempenha papel determinante na recuperação funcional e sensorial de pacientes com fraturas panfaciais, reforçando a necessidade de protocolos diagnósticos padronizados e de estudos adicionais para aprimorar as estratégias terapêuticas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre do Nascimento Costa Júnior, UNINASSAU

Estudante de odontologia da Faculdade UNINASSAU, Brasília.

Yiceth Vanessa Daza Lizarazo

Cirurgiã Dentista especialista em cirurgia. Bucomaxilofacial e traumatologia.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Costa Júnior, A. do N., & Lizarazo, Y. V. D. (2025). NEUROPRAXIA ORIUNDA DE FRATURA PANFACIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5706–5711. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23339