METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Quézia Lobato Rodrigues Faculdade Mauá
  • Franscisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23301

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Dificuldades de aprendizagem. Inclusão escolar.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise abrangente sobre o papel das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, com foco especial nos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. No início, discute-se as transformações que vêm ocorrendo na educação nas últimas décadas, impulsionadas pelo avanço tecnológico, pela ampliação do acesso à escola e pela diversidade crescente dentro das salas de aula. Essas mudanças evidenciam as limitações do ensino tradicional, baseado na memorização e na centralização do conhecimento no professor, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas mais dinâmicas, participativas e significativas. Em seguida, o texto apresenta diferentes estratégias de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas e projetos, sala de aula invertida, investigação, estudos de caso, gamificação, rotação por estações e uso de recursos digitais. Cada uma dessas práticas é descrita de modo a evidenciar como contribuem para o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da colaboração e da participação efetiva dos alunos. Destaca-se também o papel da mediação do professor e da interação entre os estudantes como elementos fundamentais para tornar a aprendizagem mais contextualizada e conectada à realidade.O trabalho demonstra que as metodologias ativas podem auxiliar significativamente alunos com dificuldades de aprendizagem, pois oferecem atividades flexíveis, variadas e acessíveis, respeitando ritmos e modos diferentes de compreender os conteúdos. Quando os estudantes participam de forma ativa e recebem apoio contínuo, apresentam maior motivação, autoestima fortalecida e avanços mais consistentes. Assim, o texto evidencia que as metodologias ativas representam caminhos essenciais para promover uma educação mais inclusiva, humanizada e alinhada às demandas atuais da escola e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quézia Lobato Rodrigues, Faculdade Mauá

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade Mauá.

Franscisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Ms Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Mauá.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Rodrigues, Q. L., & Mendonça, F. C. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5628–5638. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23301