METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Quézia Lobato Rodrigues Faculdade Mauá
  • Franscisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23301

Palabras clave:

Metodologias ativas. Dificuldades de aprendizagem. Inclusão escolar.

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise abrangente sobre o papel das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, com foco especial nos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. No início, discute-se as transformações que vêm ocorrendo na educação nas últimas décadas, impulsionadas pelo avanço tecnológico, pela ampliação do acesso à escola e pela diversidade crescente dentro das salas de aula. Essas mudanças evidenciam as limitações do ensino tradicional, baseado na memorização e na centralização do conhecimento no professor, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas mais dinâmicas, participativas e significativas. Em seguida, o texto apresenta diferentes estratégias de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas e projetos, sala de aula invertida, investigação, estudos de caso, gamificação, rotação por estações e uso de recursos digitais. Cada uma dessas práticas é descrita de modo a evidenciar como contribuem para o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da colaboração e da participação efetiva dos alunos. Destaca-se também o papel da mediação do professor e da interação entre os estudantes como elementos fundamentais para tornar a aprendizagem mais contextualizada e conectada à realidade.O trabalho demonstra que as metodologias ativas podem auxiliar significativamente alunos com dificuldades de aprendizagem, pois oferecem atividades flexíveis, variadas e acessíveis, respeitando ritmos e modos diferentes de compreender os conteúdos. Quando os estudantes participam de forma ativa e recebem apoio contínuo, apresentam maior motivação, autoestima fortalecida e avanços mais consistentes. Assim, o texto evidencia que as metodologias ativas representam caminhos essenciais para promover uma educação mais inclusiva, humanizada e alinhada às demandas atuais da escola e da sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Quézia Lobato Rodrigues, Faculdade Mauá

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade Mauá.

Franscisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Ms Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Mauá.

Publicado

2025-12-16

Cómo citar

Rodrigues, Q. L., & Mendonça, F. C. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5628–5638. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23301