O IMPACTO DOS FATORES SOCIAIS E GEOGRÁFICOS DA AMAZÔNIA NA LIDERANÇA OPERACIONAL DA POLÍCIA MILITAR

Autores

  • Igor Philipe Soares de Oliveira Universidade do Estado do Amazona
  • Idevandro Ricardo Colares dos Santos
  • Denison Melo de Aguiar UniSalento

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23274

Palavras-chave:

Amazônia. Liderança operacional. Polícia Militar. Gestão policial. Geopolítica regional.

Resumo

O presente artigo investiga os efeitos dos fatores sociais e geográficos da Amazônia sobre a liderança operacional na Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Mediante análise documental e revisão bibliográfica de estudos recentes, foram examinados aspectos como extensão territorial, predominância de rotas fluviais, vulnerabilidade social, atuação de organizações criminosas e limitações institucionais. Os resultados evidenciam que o exercício do comando policial na região demanda competências adaptativas, equilíbrio emocional e capacidade de decisão diante de cenários adversos. Conclui-se que a liderança policial amazônica deve integrar técnica, sensibilidade social e habilidades inovadoras, ajustando-se continuamente às características locais do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Philipe Soares de Oliveira, Universidade do Estado do Amazona

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Maurício de Nassau (2019), Pós-Graduação em Segurança Pública pela Faculdade Focus (2023), Graduando em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cadete da Polícia Militar do Amazonas. lattes: https://lattes.cnpq.br/0947478957595719. 

Idevandro Ricardo Colares dos Santos

Mestre em Segurança em Pública, Direitos Humanos e Cidadania. Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Especialista em Segurança Pública. Especialista em Neurociência e Desenvolvimento Humano. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar. Graduado em Segurança Pública. Graduado em Direito.

Denison Melo de Aguiar, UniSalento

Pós-doutor em Direito pela UniSalento (Itália-2025). Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/ UFMG). Mestre em Direito Ambiental pelo Programa de Pós- Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (PPGDA/ UEA). Advogado. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professor de ensino superior do curso de Direito da UEA. Professor da Academia de Polícia Militar do Amazonas (APM-PMAM). Professor de ensino superior do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Coordenador da Clínica de Mecanismos de Soluções de Conflitos (MArbiC UEA). Coordenador da Clínica de Direito dos Animais (YINUAKA-UEA). Coordenador da Clínica de Direito LGBT (CLGBT-UEA). Coordenador do Núcleo de Produção Científica e Editoração do curso de Direito da UEA (NEDIR-UEA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP/UEA). Editor-chefe da Revista Equidade. Integrante do Grupo de pesquisa Desafios do Acesso aos Direitos Humanos no Contexto Amazônico da Escola Superior da magistratura do Amazonas (ESMAM). 

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Oliveira, I. P. S. de, Santos, I. R. C. dos, & Aguiar, D. M. de. (2025). O IMPACTO DOS FATORES SOCIAIS E GEOGRÁFICOS DA AMAZÔNIA NA LIDERANÇA OPERACIONAL DA POLÍCIA MILITAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4561–4575. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23274