ESTUDO DA EFICÁCIA DO METOTREXATO NA TERAPÊUTICA CLÍNICA DA GESTAÇÃO ECTÓPICA EM UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ ENTRE 2013 E 2023

Autores

  • Elenara Brida Ribeiro de Assis Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Assia Jihad Jomaa Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Luna de Cássia Bonomo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Carollina Dall'Ásta Miotto Salvi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rubens Griep Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23266

Palavras-chave:

Gestação ectópica. Metotrexato. Tratamento clínico.

Resumo

A gestação ectópica consiste em importante causa de morbimortalidade materna no primeiro trimestre e exige diagnóstico e manejo precoces para evitar ruptura tubária e complicações graves. O metotrexato (MTX) constitui alternativa terapêutica conservadora eficaz em pacientes hemodinamicamente estáveis e criteriosamente selecionadas. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do MTX na terapêutica clínica da gestação ectópica em um hospital do Oeste do Paraná entre 2013 e 2023. Trata-se de pesquisa observacional e retrospectiva, baseada em revisão de prontuários. Entre 52 casos identificados de gestação ectópica, 14 pacientes receberam MTX, das quais 78,6% evoluíram com sucesso. Valores elevados de β-hCG inicial associaram-se à falha terapêutica (mediana ≈ 2129 mUI/mL), enquanto o grupo de sucesso apresentou mediana inferior (≈ 900 mUI/mL). A presença de batimentos cardíacos fetais, observada somente no grupo falha, relacionou-se a pior prognóstico. Massa anexial, presença de líquido livre e idade gestacional não se associaram de forma significativa ao insucesso. Conclui-se que o MTX demonstrou elevada eficácia e segurança no contexto analisado, reforçando a importância da seleção criteriosa das pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenara Brida Ribeiro de Assis, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), Cascavel (PR).

Assia Jihad Jomaa, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), Cascavel (PR).  

Luna de Cássia Bonomo, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), Cascavel (PR). 

Carollina Dall'Ásta Miotto Salvi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Médica Ginecologista e Obstetra graduada em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso, residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Rubens Griep, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina, Professor do Centro Universitário FAG. 

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Assis, E. B. R. de, Jomaa, A. J., Bonomo, L. de C., Salvi, C. D. M., & Griep, R. (2025). ESTUDO DA EFICÁCIA DO METOTREXATO NA TERAPÊUTICA CLÍNICA DA GESTAÇÃO ECTÓPICA EM UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ ENTRE 2013 E 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4876–4888. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23266