INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23255Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Educação Infantil. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Práticas Pedagógicas. Educação Inclusiva.Resumo
A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil constitui um desafio contemporâneo, mas também uma oportunidade para fortalecer práticas pedagógicas que assegurem o direito à educação de qualidade. Por ser a etapa inicial da escolarização, a Educação Infantil constitui espaço fundamental para o desenvolvimento cognitivo, comunicativo e social das crianças, incluindo aquelas que apresentam necessidades específicas. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e as possibilidades da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, buscando identificar as barreiras enfrentadas pelos professores, as estratégias pedagógicas utilizadas e as potencialidades da parceria escola-família. Como método, a pesquisa combina a abordagem bibliográfica, fundamentada em autores atuais e documentos legais como a LDB, com a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com professores da Educação Infantil da Escola Municipal na cidade de Escada- PE. Os resultados evidenciam que as principais dificuldades se referem à falta de formação docente específica, da escassez de recursos pedagógicos e da falta de apoio multiprofissional. Por outro lado, evidenciam também possibilidades concretas, como a personalização das práticas, a construção de ambientes acolhedores e o fortalecimento da participação ativa das famílias. A inclusão efetiva exige investimento em formação contínua, infraestrutura adequada e colaboração entre escola, família e profissionais especializados, garantindo o pleno desenvolvimento das crianças com TEA.
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