A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM AMBIENTES ESCOLARES

Autores

  • Orinilde Santos Cutrim Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23254

Palavras-chave:

Programa Criança Feliz. Primeira Infância. Desenvolvimento Socioemocional. Educação Infantil. Família e Escola.

Resumo

O Desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é um período crucial, no qual experiências, vínculos afetivos e estímulos adequados influenciam diretamente a formação de competências cognitivas, socioemocionais e sociais. Nesse contexto, políticas públicas voltadas à primeira infância ganham grande relevância, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa Criança Feliz (PCF), criado pelo Governo Federal brasileiro em 2016, é uma dessas iniciativas, voltada para apoiar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de visitas domiciliares, orientações aos cuidadores e atividades de estimulação precoce. Este estudo se propõe a investigar, de forma qualitativa, como o PCF impacta a rotina escolar e o desenvolvimento socioemocional das crianças atendidas. Para isso, foram adotadas entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores pedagógicos e visitadores do programa, além de observações diretas em salas de aula de escolas públicas que atendem crianças beneficiadas pelo PCF. O objetivo principal é compreender de que forma as ações do programa no ambiente familiar se refletem no cotidiano escolar, influenciando o comportamento, a aprendizagem e as relações interpessoais das crianças. Em síntese, este estudo evidencia que o Programa Criança Feliz exerce impacto positivo e significativo na vida escolar das crianças, promovendo avanços no comportamento social, na expressão emocional, na linguagem, na autonomia e na participação familiar. Ao mesmo tempo, aponta caminhos para aprimorar a integração entre os sistemas, garantindo um cuidado integral, que considere a criança em sua totalidade e promova um desenvolvimento pleno desde os primeiros anos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orinilde Santos Cutrim, Faculdade Mauá

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Mauá, GO.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Ms Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá, GO.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Cutrim, O. S., & Mendonça, F. C. (2025). A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM AMBIENTES ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3746–3763. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23254