A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Larissa Gabriele Lira Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23242

Palavras-chave:

Ludicidade. Infância. Formação integral. Aprendizagem. Educação básica.

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso discute o lugar da brincadeira no desenvolvimento das crianças, entendendo-a não apenas como atividade espontânea, mas como experiência essencial para o avanço intelectual, motor, emocional, social e cultural. A partir de aportes teóricos de Piaget, Vygotsky, e Wallon, a pesquisa analisa como o brincar sustenta aprendizagens, fortalece vínculos, amplia capacidades expressivas e organiza modos de pensar e agir. O estudo, de natureza qualitativa e bibliográfica, demonstra que a ludicidade favorece a construção de conhecimentos, estimula a imaginação e contribui para processos de socialização. Conclui-se que brincar é direito fundamental e precisa ser valorizado na prática pedagógica como elemento constitutivo da formação infantil.

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Biografia do Autor

Larissa Gabriele Lira, Faculdade Mauá

Graduanda em Licenciatura Pedagogia na Faculdade Mauá de Águas Lindas – GO.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Ms Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá, GO.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Lira, L. G., & Mendonça, F. C. (2025). A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4590–4601. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23242