INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Autores

  • José Cristiano Lima de Freitas
  • Valéria Corrêa Calixto Cabral
  • Marcos Túlio Cavalcante
  • Cleberson Cordeiro de Moura
  • Cláudia Helena Nunes Jacó Gomes
  • Augusto Cézar Pereira da Silva
  • Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior
  • Michael de Bona

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23240

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Educação. Ética. Inclusão Digital. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as implicações da inteligência artificial na educação, buscando responder à questão sobre como essa tecnologia tem influenciado as práticas pedagógicas e os processos de aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, com base em publicações científicas produzidas entre 2022 e 2025. Foram utilizados livros, artigos e capítulos de obras que argumentam o uso da inteligência artificial em contextos educacionais, abordando aspectos conceituais, pedagógicos e éticos. A análise indicou que a inteligência artificial contribuiu para a personalização do ensino, o acompanhamento individualizado dos estudantes e o fortalecimento da autonomia na aprendizagem. Verificou-se também que o uso dessas tecnologias exigiu do professor novas competências para a mediação pedagógica, além de provocar reflexões sobre autoria, privacidade e equidade digital. Constatou-se que a aplicação da inteligência artificial pode favorecer práticas inclusivas e inovadoras quando orientada por princípios éticos e pedagógicos. Concluiu-se que o uso consciente e humanizado da inteligência artificial na educação depende de formação docente adequada e de políticas institucionais voltadas à inclusão digital e à responsabilidade social. O estudo indicou ainda a necessidade de novas pesquisas que explorem experiências práticas e o impacto da inteligência artificial em diferentes níveis de ensino.

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Biografia do Autor

José Cristiano Lima de Freitas

Doutorando em Ciências da Educação.

Valéria Corrêa Calixto Cabral

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Marcos Túlio Cavalcante

Especialista em Game Design.

Cleberson Cordeiro de Moura

Doutorando em Ciências da Educação.

Cláudia Helena Nunes Jacó Gomes

Mestre em Ciências Penais.

Augusto Cézar Pereira da Silva

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação.

Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior

Pós-Doutor em Direito Constitucional.

Michael de Bona

Mestre em Química.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Freitas, J. C. L. de, Cabral, V. C. C., Cavalcante, M. T., Moura, C. C. de, Gomes, C. H. N. J., Silva, A. C. P. da, … Bona, M. de. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2714–2729. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23240