ENTRE A TEORIA E A PRAXIS: O PAPEL DA GAMIFICAÇÃO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA PARA ESTUDANTES COM TEA

Autores

  • Regina Santos Jorge Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins
  • Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins
  • Weimar Silva Castilho ProfEPT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23207

Palavras-chave:

Gamificação. TEA. Transposição Didática Interna.

Resumo

Este artigo aborda de que forma o uso da gamificação pode aperfeiçoar o processo da transposição didática interna de conteúdos, no contexto do transtorno do espectro autista. Com uma abordagem qualitativa, o estudo analisou o papel dos jogos como ferramenta de facilitação da aprendizagem, especificamente na transposição didática interna dos conteúdos. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e entrevistas com professores. Os resultados da pesquisa concluíram que, de fato, a transposição didática interna realizada através da gamificação contribui para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem e engajamento de alunos autistas No entanto, os professores relatam falta de uma formação contínua para aperfeiçoamento da prática da gamificação no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Santos Jorge, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil.

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Orientadora.

Weimar Silva Castilho, ProfEPT

3 Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica–ProfEPT,  IFTO–Campus  Palmas, Tocantins,  Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Jorge, R. S., Senna, M. L. G. S. de, & Castilho, W. S. (2025). ENTRE A TEORIA E A PRAXIS: O PAPEL DA GAMIFICAÇÃO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA PARA ESTUDANTES COM TEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4822–4837. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23207