O USO DAS TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Miriam Teresinha Pinheiro da Silva UNES/ UNR
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Liene Machado de Lima Must University
  • Lidiane de Sousa Coutinho Must University
  • Jacimara Meireles Vieira Araujo Must University
  • Nilza Alves Franco Mardonis Must University
  • Lucian Carlos Azevedo de Souza Must University
  • Sandra Borges Campos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23189

Palavras-chave:

Docente. Tecnologias Digitais. Prática Pedagógica. Inovação. Formação Docente.

Resumo

O estudo abordou o uso das tecnologias e as transformações da prática pedagógica, destacando as dificuldades enfrentadas pelos docentes na inserção das novas tecnologias no currículo escolar. Buscou-se responder à questão de como o professor pôde reinventar o ensino por meio da integração tecnológica, superando os desafios que limitam sua aplicação. O objetivo geral consistiu em analisar as dificuldades e possibilidades de utilização das tecnologias digitais como instrumentos de inovação e mediação na prática docente. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem a relação entre educação e tecnologia. No desenvolvimento, analisaram-se os impactos da cultura digital na formação e atuação dos professores, enfatizando a necessidade de uma postura reflexiva e de formação contínua voltada ao uso pedagógico das tecnologias. As considerações finais indicaram que a integração tecnológica depende da intencionalidade pedagógica, da valorização da formação docente e do compromisso institucional com a inovação. Concluiu-se que o docente pode reinventar o ensino quando utiliza as tecnologias de forma ética, crítica e criativa, promovendo uma aprendizagem significativa e alinhada às demandas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Teresinha Pinheiro da Silva, UNES/ UNR

Doutoranda Em Educação, IUNES/ UNR Argentina.

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Liene Machado de Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Lidiane de Sousa Coutinho, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Jacimara Meireles Vieira Araujo, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Nilza Alves Franco Mardonis, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Lucian Carlos Azevedo de Souza, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Sandra Borges Campos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Silva, M. T. P. da, Moura, C. C. de, Lima, L. M. de, Coutinho, L. de S., Araujo, J. M. V., Mardonis, N. A. F., … Campos, S. B. (2025). O USO DAS TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1967–1976. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23189