CONTRIBUIÇÕES DOS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA DA PERFUSÃO EXTRACORPÓREA: ABORDAGENS TÉCNICAS E TEÓRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23180

Palavras-chave:

Anatomia. Bioquímica. Perfusão. Enfermagem. Circulação assistida.

Resumo

A circulação extracorpórea (CEC) é fundamental em cirurgias cardíacas complexas, e o enfermeiro perfusionista desempenha papel crucial na operação do circuito, monitorização de parâmetros críticos e tomada de decisões rápidas. Sua atuação requer competências técnico-científicas, comunicação eficaz e conhecimentos de graduação em Enfermagem, como anatomia, fisiologia, bioquímica e farmacologia, que sustentam a prática segura da perfusão. O estudo é uma revisão integrativa da literatura, realizada entre março e novembro de 2025, com o objetivo de sintetizar as contribuições dos conhecimentos acadêmicos para a formação do enfermeiro perfusionista. A pesquisa bibliográfica foi conduzida em bases como SciELO e PubMed. Foram incluídas publicações científicas em português e inglês, de 2020 a 2025, excluindo materiais não científicos ou anteriores a esse período, sendo selecionados 13 artigos e uma resolução do COFEN para embasar a revisão. Os resultados apontaram que conhecimentos em fisiopatologia, farmacologia, anatomia e monitorização hemodinâmica são essenciais para a atuação segura do enfermeiro perfusionista na CEC. As formações especializadas aprimoram habilidades e garantem segurança, embora a atuação do profissional ainda precise de maior reconhecimento e ampliação nas equipes multiprofissionais. Conclui-se, que a formação em Enfermagem é essencial para a atuação segura e eficaz do enfermeiro perfusionista, uma vez que combina teoria, prática, protocolos, tecnologias e o processo de enfermagem. Além disso, treinamentos estruturados aprimoram competências técnicas e cognitivas, garantindo desempenho equivalente ao de outros profissionais. No entanto, ainda persistem desafios de valorização e expansão, evidenciando a necessidade de maior incentivo institucional e pesquisa para fortalecer a especialidade.

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Biografia do Autor

Ester Monteiro de Sousa Ávila, UNICEPLAC

Graduanda em Enfermagem no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC.

Geovana Cavalcante Vieira, UNICEPLAC

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC.

Ana Beatriz Alvarenga Schafer, UNICEPLAC

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC.

Elize Júlia Feitosa Sampaio, UNICEPLAC

Graduanda em Enfermagem no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC.

Karen Carvalho de Mattos, UNICEPLAC

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Apparecido dos Santos – UNICEPLAC.

Luana Isis Pereira, UNICEPLAC

Graduanda em Enfermagem no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC.

Thalyta Maia Rodrigues Silva, UNICEPLAC

Graduanda em Enfermagem no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC. 

Elisângela de Andrade Aoyama, UNICEPLAC

Orientadora .Docente no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC Mestra em Engenharia Biomédica. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Gestão em Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Ávila, E. M. de S., Vieira, G. C., Schafer, A. B. A., Sampaio, E. J. F., Mattos, K. C. de, Pereira, L. I., … Aoyama, E. de A. (2025). CONTRIBUIÇÕES DOS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA DA PERFUSÃO EXTRACORPÓREA: ABORDAGENS TÉCNICAS E TEÓRICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3547–3563. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23180