A NATAÇÃO NA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS

Autores

  • Samuel Lima de Oliveira Faculdade Mauá
  • Hellen Caroline Costa Vieira
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23170

Palavras-chave:

Afogamento. Infantil. Estratégia.

Resumo

No Brasil, o afogamento configura-se como uma das principais causas de mortalidade infantil, representando um grave e persistente problema de saúde pública. Diante dessa realidade alarmante, torna-se imprescindível a adoção de medidas preventivas, programas educativos e a implementação de estratégias eficazes que visem à redução dos índices de óbitos e das possíveis sequelas resultantes desses acidentes aquáticos. A conscientização da população, a educação voltada para a segurança aquática e o acesso a informações adequadas e contínuas são elementos essenciais nesse processo de prevenção. O presente artigo tem como objetivo analisar, compreender e discutir as principais estratégias voltadas à prevenção do afogamento infantil, considerando ações educativas, políticas públicas, campanhas de conscientização e capacitação profissional. O estudo foi elaborado a partir de consultas em bases de dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), artigos científicos, buscando reunir evidências, boas práticas e soluções eficazes para reduzir esse tipo de acidente.

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Biografia do Autor

Samuel Lima de Oliveira, Faculdade Mauá

Estudande do Curso Bacharelado em Educação Física da Faculdade Mauá Go.

Hellen Caroline Costa Vieira

Especialista em Gestão e Tutoria Faculdade Mauá Goiás.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Ms.Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá, GO.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Oliveira, S. L. de, Vieira, H. C. C., & Mendonça, F. C. (2025). A NATAÇÃO NA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3440–3450. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23170