AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Cláudia Lúcia de Santana Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Cristhian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23164

Palavras-chave:

Escola. Família. Educação. Ensino aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa buscou avaliar a contribuição da família na escola, com o objetivo de refletir sobre a intervenção da família diante do contexto escolar sobre o desempenho do aluno em uma escola da rede municipal de ensino no município de Goiana - PE. O motivo de pesquisar sobre este tema é que poucas famílias na escola campo de pesquisa procuram a equipe administrativa da escola para saber sobre o desempenho de seu filho. Para o desenvolvimento desta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa por meio de entrevistas com duas professoras e a diretora da escola campo de pesquisa, para recolher experiências dos mesmos no que se refere às relações família e escola. Após a pesquisa e as entrevistas realizadas, é notório que as respostas e conceituações sobre a participação dos pais na educação favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui para a formação global das crianças. Conclui-se que a participação na família na escola é de grande relevância para o desenvolvimento da criança e o rendimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Lúcia de Santana, Christian Business School

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School-CBS.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Cristhian Business School

PhD. Doutora em educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, professora orientadora da Christian Business School-CBS. 

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Santana, C. L. de, & Silva, R. I. P. da. (2025). AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4285–4295. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23164