DOCUMENT DISCLOSURE E DISCOVERY NA ARBITRAGEM BRASILEIRA: LIMITES E ADAPTAÇÕES À LUZ DO SIGILO EMPRESARIAL E DA PROTEÇÃO DE DADOS

Autores

  • Maria Luiza Oliveira Trindade Universidade Federal do Amazonas
  • Guilherme Gustavo Vasques Mota Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23141

Palavras-chave:

Arbitragem. Document Disclosure. Discovery. Sigilo Empresarial. Proteção de Dados.

Resumo

Este artigo tem por objeto o complexo panorama da produção de prova documental na arbitragem brasileira, um campo marcado pela crescente influência de práticas internacionais como o document disclosure e a discovery. Por meio de uma análise comparativa, legislativa, doutrinária e jurisprudencial, será analisado o estado processual do Brasil que vem desenvolvendo um modelo híbrido de produção documental. Com fundamento na Lei de Arbitragem, pela aplicação adaptada do Código de Processo Civil e por inovações das câmaras arbitrais em resposta a decisões do Superior Tribunal de Justiça e doutrina, busca-se um equilíbrio pragmático, afastando-se dos excessos do discovery americano e afirmando a autonomia e maturidade do sistema arbitral brasileiro.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Oliveira Trindade, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em direito pela Universidade Federal do Amazonas.

Guilherme Gustavo Vasques Mota, Universidade Federal do Amazonas

Orientador. Mestrado (2012) e Doutorado (2019) em Ciências Sociais - Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho. Bacharel em Direito e advogado desde 2005. Atualmente é docente do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas lotado na Faculdade de Direito.  

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Publicado

2025-12-14

Como Citar

Trindade, M. L. O., & Mota, G. G. V. (2025). DOCUMENT DISCLOSURE E DISCOVERY NA ARBITRAGEM BRASILEIRA: LIMITES E ADAPTAÇÕES À LUZ DO SIGILO EMPRESARIAL E DA PROTEÇÃO DE DADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12). https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23141