O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS INOVADORES PARA ALUNOS E PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23124Palavras-chave:
Gestão escolar. Inovação. Liderança democrática. Sociologia da educação. Formação docente.Resumo
A escola contemporânea vive um cenário de mudanças profundas que atravessam dimensões sociais, culturais, tecnológicas e emocionais. Nesse contexto, a gestão escolar se afirma como força articuladora capaz de dar sentido aos processos educativos e de promover práticas inovadoras, críticas e humanizadoras. Este artigo, fundamentado em uma revisão bibliográfica qualitativa, analisa o papel do gestor escolar na construção de metodologias inovadoras, compreendendo a escola como espaço social vivo e complexo. Os resultados discutidos indicam que a liderança democrática, a valorização docente e a sensibilidade às realidades dos estudantes são dimensões essenciais para consolidar transformações pedagógicas consistentes. Conclui-se que a inovação educacional ganha força quando emerge do diálogo, da escuta e da construção coletiva, reafirmando a escola como espaço ético, cultural e emancipador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY