UTILIZAÇÃO ETNOBOTÂNICA DA ESPÉCIE MEDICINAL MELISSA OFFICINALIS L. PARA O TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Autores

  • João Junio Machado de Jesus Universidade Iguaçu
  • Luciana Santos de Oliveira Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2312

Palavras-chave:

Plantas medicinais. Melissa officinalis L. Ansiedade.

Resumo

A utilização etnobotânica da espécie medicinal Melissa officinalis L. para o tratamento da ansiedade vem minimizando os sintomas apresentados pela devida afecção. A ansiedade é compreendida como uma reação que faz parte do estado emocional e fisiológico do ser humano responsável por alertar, por meio do organismo. Tendo este estudo por premissa, descrevera utilização etnobotânica da espécie medicinal Melissa officinalis L., e sua contribuição terapêutica no tratamento da ansiedade. As espécies medicinais por serem de fácil acesso atualmente fazem-se necessário a utilização desses saberes tradicionais sobre as plantas medicinais utilizadas no transtorno da ansiedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2002 reconheceu a importância do uso de plantas medicinais para a humanidade classificando a medicina tradicional como: Medicina Complementar, Medicina Alternativa e Medicina Convencional. No sentido de garantir os países o uso adequado da Medicina Tradicional e contribuindo para manter a saúde e combater as doenças. Podendo concluir que este estudo possui grande importância popular e cientifica na orientação do uso da espécie Melissa officinalis L. no trato da ansiedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Junio Machado de Jesus, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Farmácia- Universidade Iguaçu (UNIG) CAMPUS I - Nova Iguaçu. E-mail: joaojunio_mj@hotmail.com.

Luciana Santos de Oliveira , Universidade Iguaçu

Professora e Orientadora. Mestrado em Biotecnologia Aplicada - Departamento de Entomologia - UFFRJ. E-mail: flordejava2@yahoo.com.br, Nova Iguaçu – RJ.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Jesus, J. J. M. de ., & Oliveira , L. S. de . (2021). UTILIZAÇÃO ETNOBOTÂNICA DA ESPÉCIE MEDICINAL MELISSA OFFICINALIS L. PARA O TRATAMENTO DA ANSIEDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1078–1089. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2312