TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Taline Vitória da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23106

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Transtorno do Espectro Autista. Educação inclusiva.

Resumo

Este artigo analisou o uso das tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando compreender seus impactos educacionais, comunicacionais e sociais em contextos de educação inclusiva. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, de caráter documental e descritivo-analítico, com base em revisão sistemática da literatura científica nacional e internacional. Foram analisados estudos que abordam o uso de softwares educativos, dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa, realidade virtual, robótica social, aplicativos móveis e outras tecnologias digitais aplicadas ao contexto educacional de estudantes com TEA. Os resultados indicam que o uso adequado dessas tecnologias favorece o desenvolvimento da comunicação funcional, da autonomia, das habilidades sociais e do engajamento acadêmico. No entanto, foram identificadas limitações relacionadas à formação docente, infraestrutura institucional e escassez de estudos longitudinais. Conclui-se que as tecnologias assistivas representam um recurso relevante para a consolidação da educação inclusiva, desde que integradas a práticas pedagógicas intencionais e acompanhadas por formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taline Vitória da Silva, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação, Christian Business School (CBS).

 

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Silva, T. V. da. (2025). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3685–3690. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23106