TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores/as

  • Taline Vitória da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23106

Palabras clave:

Tecnologias assistivas. Transtorno do Espectro Autista. Educação inclusiva.

Resumen

Este artigo analisou o uso das tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando compreender seus impactos educacionais, comunicacionais e sociais em contextos de educação inclusiva. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, de caráter documental e descritivo-analítico, com base em revisão sistemática da literatura científica nacional e internacional. Foram analisados estudos que abordam o uso de softwares educativos, dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa, realidade virtual, robótica social, aplicativos móveis e outras tecnologias digitais aplicadas ao contexto educacional de estudantes com TEA. Os resultados indicam que o uso adequado dessas tecnologias favorece o desenvolvimento da comunicação funcional, da autonomia, das habilidades sociais e do engajamento acadêmico. No entanto, foram identificadas limitações relacionadas à formação docente, infraestrutura institucional e escassez de estudos longitudinais. Conclui-se que as tecnologias assistivas representam um recurso relevante para a consolidação da educação inclusiva, desde que integradas a práticas pedagógicas intencionais e acompanhadas por formação continuada de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taline Vitória da Silva, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação, Christian Business School (CBS).

 

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Silva, T. V. da. (2025). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3685–3690. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23106