A PSICOLOGIA NO LUTO MATERNO: DESAFIOS E APOIO PSICOLÓGICO APÓS A PERDA DE UM RECÉM-NASCIDO

Autores

  • Regina Lucia de Oliveira Prudente Univel Centro Universitário
  • Sophia Gomes Tomazoni Fernandes Univel Centro Universitário
  • Tayná Dahmer da Rosa Univel Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23055

Palavras-chave:

Psicologia. Luto materno. Perda neonatal.

Resumo

O luto materno, vivenciado por mulheres em todo o mundo, é marcado por intensas emoções como tristeza, raiva, frustração, culpa e sensação de vazio. Em grande parte dos casos de perda neonatal, o ambiente hospitalar está diretamente envolvido, o que torna fundamental a oferta de amparo à mãe, que enfrenta não apenas as repercussões físicas da perda, mas também profundas consequências emocionais. Nesse contexto, a atuação do psicólogo é essencial para acolher e oferecer suporte adequado às mães enlutadas. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o luto materno decorrente da perda de um recém-nascido, com ênfase nas estratégias de intervenção psicológica e nos principais desafios enfrentados pelos profissionais da Psicologia. A partir da análise de estudos acadêmicos, artigos científicos e publicações especializadas, busca-se reunir subsídios teóricos que contribuam para o aprimoramento do cuidado psicológico destinado a essas mulheres, promovendo uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o tema.

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Biografia do Autor

Regina Lucia de Oliveira Prudente, Univel Centro Universitário

Professora Universitária e orientadora. Univel Centro Universitário. 

Sophia Gomes Tomazoni Fernandes, Univel Centro Universitário

Acadêmica, Univel Centro Universitário.

Tayná Dahmer da Rosa, Univel Centro Universitário

Acadêmica. Univel Centro Universitário.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Prudente, R. L. de O., Fernandes, S. G. T., & Rosa, T. D. da. (2025). A PSICOLOGIA NO LUTO MATERNO: DESAFIOS E APOIO PSICOLÓGICO APÓS A PERDA DE UM RECÉM-NASCIDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2746–2761. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23055