DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EJA: UM ESTUDO NA CIDADE DE ESCADA/PE

Autores

  • Leticia dos Santos Silva FAESC
  • Lívia Ariany Santos do Nascimento FAESC
  • Rafaela Roberta da Silva Neto FAESC
  • Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23044

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Prática docente. Desafios.

Resumo

O estudo se concentrou na experiência de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Escada/PE, com o objetivo principal de investigar os desafios da prática, as táticas de ensino empregadas para mitigar os obstáculos cotidianos e, consequentemente, elevar a taxa de permanência dos alunos. A metodologia empregou uma abordagem qualitativa, realizando entrevistas semiestruturadas com docentes da EJA. Os questionamentos focaram na rotina de ensino, nas barreiras encontradas, nas soluções pedagógicas aplicadas. Os resultados obtidos salientaram as principais dificuldades encaradas pelos educadores: a ausência de direcionamento adequado nas políticas públicas, a escassez de recursos didáticos apropriados e o desafio de conciliar as obrigações pessoais e profissionais dos alunos com as exigências dos estudos. Em resposta a esse quadro, os professores demonstraram adotar estratégias pedagógicas proativas, que incluem a customização do ensino à realidade de vida dos estudantes, a criação de um ambiente de acolhimento diário e a incorporação das experiências de vida dos alunos como parte valiosa do currículo. Em conclusão, a pesquisa revela que, a respeito dos notáveis desafios inerentes à EJA, os educadores conseguem implementar medidas eficazes, baseadas principalmente na adaptação contínua da prática e na promoção de um espaço escolar humanizado, elementos cruciais para o sucesso e a retenção dos estudantes jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia dos Santos Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC. 

Lívia Ariany Santos do Nascimento, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Rafaela Roberta da Silva Neto, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso, FAESC

Mestre pela UFPE, Professora da Faculdade da Escada – FAESC.

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Silva, L. dos S., Nascimento, L. A. S. do, Silva Neto, R. R. da, & Fragoso, M. de L. C. (2025). DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EJA: UM ESTUDO NA CIDADE DE ESCADA/PE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1953–1966. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23044