ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DE HEMORRAGIAS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Gabriel Leme da Silva Pinto Universidade São Francisco - USF
  • Jeferson da Silveira Ferreira Universidade São Francisco - USF
  • Gisleide de Carvalho Goes Fernandes Universidade de São Paulo – USP
  • Elaine Reda da Silva Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23033

Palavras-chave:

Atendimento Pré-hospitalar. Transfusão de Sangue. Choque Hemorrágico. Enfermagem. Unidades de Emergência.

Resumo

As unidades de urgência e emergência refletem a complexidade do sistema de saúde brasileiro, configurando-se como uma das principais portas de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, entre as diversas situações apresentadas pelos pacientes, destaca-se a hemorragia como a principal causa de morte potencialmente evitável em vítimas de trauma, exigindo intervenções imediatas e precisas. Logo, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento das produções científicas que abordam sobre as intervenções necessárias para o controle de hemorragias, assim como a importância do profissional enfermeiro diante dessa intercorrência. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura através da base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da ferramenta de busca científica Google Acadêmico, realizada no mês de setembro de 2025. Os resultados encontrados neste estudo destacaram as seguintes áreas temáticas: “Aspectos epidemiológicos e manejo de sangramentos no ambiente hospitalar” e “Condutas, protocolos e capacitação profissional no manejo de sangramentos no ambiente pré-hospitalar”. Conclui-se, portanto, que o fortalecimento da formação técnica, o investimento em treinamentos práticos e a ampliação de pesquisas na área, são fundamentais para aprimorar o desempenho da enfermagem no contexto do atendimento de urgências e emergências em situações de hemorragia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Leme da Silva Pinto, Universidade São Francisco - USF

Discente do Curso de Enfermagem. Universidade São Francisco - USF. 

Jeferson da Silveira Ferreira, Universidade São Francisco - USF

Discente do Curso de Enfermagem. Universidade São Francisco - USF. 

Gisleide de Carvalho Goes Fernandes, Universidade de São Paulo – USP

Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Área da Saúde da Universidade São Francisco - USF. Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru e em Fisioterapia pela Universidade de Marília. Mestre na Área de Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo – USP. 

Elaine Reda da Silva, Universidade São Francisco - USF

Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Área da Saúde da Universidade São Francisco - USF. Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Enfermagem Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Especialista em Oncologia pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu - PROPUS da Faculdade Ibra de Brasília –FABRAS. 

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Pinto, G. L. da S., Ferreira, J. da S., Fernandes, G. de C. G., & Silva, E. R. da. (2025). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DE HEMORRAGIAS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3202–3220. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23033