A CRESCENTE INCIDÊNCIA DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS-PANDEMIA O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AO ATENDIMENTO A PACIENTES COM ESSE TRANSTORNO

Autores

  • Gabriel Santos Neves Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Diego Monteiro de Almeida instituto Oswaldo Cruz
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23021

Palavras-chave:

Saúde mental. Assistência de enfermagem. Ansiedade. Pandemia. Covid -19.

Resumo

O presente estudo intitulado “A crescente incidência do transtorno de ansiedade pós-pandemia e a importância da assistência do enfermeiro no atendimento a pacientes com esse transtorno”, traz à tona uma das principais condições mentais da atualidade. Essa condição requer uma assistência de enfermagem qualificada, empática e contínua, capaz de acolher e intervir adequadamente diante das demandas psicossociais dos pacientes. A pesquisa parte do seguinte problema, como o enfermeiro pode contribuir de maneira efetiva no cuidado de pacientes com transtorno de ansiedade (TA) frente ao aumento expressivo desses casos? e tem como objetivo geral: analisar a importância da atuação da enfermagem no cuidado a pacientes com TA considerando o crescente número de casos observados na população pós-pandemia Ademais, como objetivos específicos: pontuar os fatores que contribuíram para o aumento dos casos de ansiedade no período pós-pandêmico, identificar os principais desafios enfrentados por enfermeiros na assistência a pacientes com transtornos de ansiedade, refletir sobre o preparo emocional dos profissionais de enfermagem frente às demandas da saúde mental. O trabalho adota metodologia: qualitativa, com análise de literatura científica de publicações realizadas entre os anos de 2020 e 2024, sua justificativa é válida pela necessidade urgente de fortalecer a assistência em saúde mental dentro dos serviços de enfermagem, considerando a posição estratégica da enfermagem no sistema de saúde, quanto a relevância se dá pois, a investigação poderá colaborar com a ampliação do conhecimento científico e prático na área, além de favorecer a formação de profissionais mais preparados. Espera-se como resultado ampliar a compreensão sobre a atuação da enfermagem diante dos transtornos de ansiedade e fornecer subsídios para uma assistência mais humanizada, eficiente e alinhada às diretrizes da saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Santos Neves, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Diego Monteiro de Almeida, instituto Oswaldo Cruz

Professor Orientador,Medico pela Universidad Autonoma,San Sebastian-Paraguai Biologo pela universidade Adventista de São Paulo, Pós graduado em ciências forenses pelo instituto Oswaldo Cruz -São Paulo. 

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor coorientador,Mestre em gestão Social,Educação e desenvolvimento regional no programa de pós graduação SCRICTO SENSU da faculdade vale do Cricaré-UNIVC  (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP.

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Neves, G. S., Almeida, D. M. de, & Pinto, E. V. (2025). A CRESCENTE INCIDÊNCIA DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS-PANDEMIA O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AO ATENDIMENTO A PACIENTES COM ESSE TRANSTORNO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2034–2051. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23021