DO TRADICIONAL AO PARTICIPATIVO: RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR PROFESSORES EM EXERCÍCIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22891Palavras-chave:
Metodologias ativas. Inovação pedagógica. Formação docente. Prática pedagógica.Resumo
Incontestavelmente, o debate sobre inovação pedagógica tem ganhado força no cenário educacional brasileiro, especialmente diante da necessidade de superar práticas tradicionais e promover aprendizagens mais ativas e significativas. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como propostas capazes de reposicionar o aluno no centro do processo educativo e estimular a reflexão docente sobre sua própria prática. O objetivo deste estudo foi analisar os desafios, resistências e possibilidades de ressignificação da prática pedagógica associados à adoção dessas metodologias. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, com análise interpretativa de estudos que discutem formação docente, cultura escolar e inovação metodológica. Os resultados evidenciam que a literatura, embora crescente, ainda é incipiente ao tratar de forma direta e aprofundada as metodologias ativas como instrumento de reflexão crítica e reconstrução da identidade docente, concentrando-se majoritariamente em aspectos aplicados ou descritivos. Conclui-se que há necessidade de ampliar investigações que articulem de modo mais sistemático as dimensões formativas e reflexivas dessas metodologias, de modo a fortalecer processos de mudança pedagógica e contribuir para uma docência mais consciente, crítica e alinhada às demandas contemporâneas da educação.
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