DO TRADICIONAL AO PARTICIPATIVO: RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR PROFESSORES EM EXERCÍCIO

Autores/as

  • Antonio Deison da Silva Mendonça PROFBIO
  • Michele dos Santos Fonseca World University Ecumenical
  • Andressa Sousa Alves UNOPAR
  • Dayane Lucia Santana Barbosa ISEPRO
  • Mayky Francley Pereira de Lima UFERSA
  • Pollyana Cardoso Cheles Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22891

Palabras clave:

Metodologias ativas. Inovação pedagógica. Formação docente. Prática pedagógica.

Resumen

Incontestavelmente, o debate sobre inovação pedagógica tem ganhado força no cenário educacional brasileiro, especialmente diante da necessidade de superar práticas tradicionais e promover aprendizagens mais ativas e significativas. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como propostas capazes de reposicionar o aluno no centro do processo educativo e estimular a reflexão docente sobre sua própria prática. O objetivo deste estudo foi analisar os desafios, resistências e possibilidades de ressignificação da prática pedagógica associados à adoção dessas metodologias. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, com análise interpretativa de estudos que discutem formação docente, cultura escolar e inovação metodológica. Os resultados evidenciam que a literatura, embora crescente, ainda é incipiente ao tratar de forma direta e aprofundada as metodologias ativas como instrumento de reflexão crítica e reconstrução da identidade docente, concentrando-se majoritariamente em aspectos aplicados ou descritivos. Conclui-se que há necessidade de ampliar investigações que articulem de modo mais sistemático as dimensões formativas e reflexivas dessas metodologias, de modo a fortalecer processos de mudança pedagógica e contribuir para uma docência mais consciente, crítica e alinhada às demandas contemporâneas da educação.

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Biografía del autor/a

Antonio Deison da Silva Mendonça, PROFBIO

Mestre em Ensino de Biologia (PROFBIO). Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Michele dos Santos Fonseca, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

Andressa Sousa Alves, UNOPAR

Especialista em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica Unopar Anhanguera.

Dayane Lucia Santana Barbosa, ISEPRO

Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Habilitação em Docência do Ensino Superior, Faculdade Superior de Ensino Programus – ISEPRO.

Mayky Francley Pereira de Lima, UFERSA

Doutor em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Pollyana Cardoso Cheles, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University.

Publicado

2025-12-03

Cómo citar

Mendonça, A. D. da S., Fonseca, M. dos S., Alves, A. S., Barbosa, D. L. S., Lima, M. F. P. de, & Cheles, P. C. (2025). DO TRADICIONAL AO PARTICIPATIVO: RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR PROFESSORES EM EXERCÍCIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 938–951. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22891