SENTIDOS E POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA COMO PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22856

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Sociais: Abordagem Centrada na Pessoa. Educação Médica. Educação Experiencial.

Resumo

Este artigo reflete sobre a Abordagem Centrada na Pessoa como perspectiva para a educação médica. Discute os significados e as possibilidades dos conceitos de tendência à atualização, compreensão empática, consideração positiva incondicional e autenticidade nas experiências de aprendizagem em um curso de graduação em medicina. Considera as contradições em meio às quais se desenvolvem as práticas e a construção do conhecimento em saúde, e os desafios que a Psicologia enfrenta como campo de conhecimento nesse contexto. A abordagem metodológica adotada foi a análise das experiências de aprendizagem de quatro estudantes e um professor em uma disciplina eletiva de um curso de medicina de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. A análise indica elementos empregados que dificultam a aprendizagem e a vivência desses conceitos, mas demonstra que eles têm o potencial de questionar e criticar a realidade da formação médica e contribuir para sua transformação. Atividades práticas que proporcionam contato com situações reais e com as pessoas que as vivenciam são as que mais aproximam a formação médica dos conceitos da ACP, especialmente quando incentivam a observação e a expressão de sentimentos.

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Biografia do Autor

Maria Gabriela Parenti Bicalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Psicologia pela UFMG. Doutora em Educação pela UFMG. Professora do depto. de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF/GV).Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5223-9721.

Lorena de Barros Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF/GV).  Orcid: https://orcid.org/0009-0008-3130-4804. 

Rêmulo Ferreira Machado Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF/GV). Orcid: https://orcid.org/0009-0004-6687-2212.

Maria Ruth Costa Sales, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF/GV) Orcid: https://orcid.org/0009-0001-9674-5175. 

João José Carvalho Belotto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF/GV).Orcid: https://orcid.org/0009-0001-2611-4597.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Bicalho, M. G. P., Sousa, L. de B., Machado Júnior, R. F., Sales, M. R. C., & Belotto, J. J. C. (2025). SENTIDOS E POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA COMO PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO MÉDICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1899–1910. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22856