SENTIDOS E POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA COMO PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22856Palavras-chave:
Ensino de Ciências Sociais: Abordagem Centrada na Pessoa. Educação Médica. Educação Experiencial.Resumo
Este artigo reflete sobre a Abordagem Centrada na Pessoa como perspectiva para a educação médica. Discute os significados e as possibilidades dos conceitos de tendência à atualização, compreensão empática, consideração positiva incondicional e autenticidade nas experiências de aprendizagem em um curso de graduação em medicina. Considera as contradições em meio às quais se desenvolvem as práticas e a construção do conhecimento em saúde, e os desafios que a Psicologia enfrenta como campo de conhecimento nesse contexto. A abordagem metodológica adotada foi a análise das experiências de aprendizagem de quatro estudantes e um professor em uma disciplina eletiva de um curso de medicina de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. A análise indica elementos empregados que dificultam a aprendizagem e a vivência desses conceitos, mas demonstra que eles têm o potencial de questionar e criticar a realidade da formação médica e contribuir para sua transformação. Atividades práticas que proporcionam contato com situações reais e com as pessoas que as vivenciam são as que mais aproximam a formação médica dos conceitos da ACP, especialmente quando incentivam a observação e a expressão de sentimentos.
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