BENEFÍCIOS DO CRUZAMENTO GENÉTICO ENTRE AS RAÇAS NELORE E ANGUS NA BOVINOCULTURA DE CORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22808

Palavras-chave:

Melhoramento genético. Zebuíno. Taurino. Peso. Produtividade. Qualidade. Produção animal.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os benefícios do cruzamento genético entre as raças Nelore (Bos indicus) e Angus (Bos taurus) na bovinocultura de corte, considerando aspectos produtivos, qualitativos e adaptativos e econômicos. Nesse contexto, o cruzamento entre raças zebuínas e taurinas têm se mostrado uma alternativa estratégica para superar limitações zootécnicas e atender às exigências dos mercados nacional e internacional. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica sistematizada em bases nacionais e internacionais, abrangendo artigos publicados entre 2000 e 2025, foram utilizados 17 artigos, com foco nos índices produtivos, características qualitativas da carne, desempenho adaptativo dos animais cruzados e os impactos econômicos dessa prática. A análise busca evidenciar como o cruzamento Nelore × Angus contribui para a modernização e sustentabilidade da pecuária de corte no Brasil. Foram comparados indicadores zootécnicos como ganho médio diário, peso ao desmame, rendimento de carcaça e idade ao abate, além da adaptabilidade em condições tropicais e os impactos econômicos do cruzamento. Os resultados demonstraram que os animais mestiços Nelore × Angus apresentam desempenho superior em relação aos parentais puros, com destaque para a precocidade de acabamento, maior eficiência alimentar e melhor qualidade da carne, evidenciada pelo marmoreio, maciez e sabor. Do ponto de vista adaptativo, os cruzados mantêm a rusticidade e resistência do Nelore, somadas à precocidade e conversão alimentar do Angus, o que os torna altamente produtivos em sistemas extensivos predominantes no Brasil. Além dos ganhos zootécnicos, o cruzamento promove uma relação custo-benefício favorável, reduzindo o ciclo de produção e ampliando o acesso a mercados premium. Assim indo para o final do trabalho conclui-se que o cruzamento Nelore × Angus representando uma ferramenta estratégica de melhoramento genético, dessa forma capaz de impulsionar a modernização, sustentabilidade e competitividade da pecuária de corte brasileira nos mercados interno e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Monteiro Mantovani, UNINASSAU

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Rondônia- Cacoal e acadêmica de Medicina Veterinária pela UNINASSAU Cacoal Rondônia. 

Mateus Aparecido Clemente, UNINASSAU

Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professor e Orientador UNINASSAU Cacoal Rondônia. 

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

Mantovani, A. P. M., & Clemente, M. A. (2025). BENEFÍCIOS DO CRUZAMENTO GENÉTICO ENTRE AS RAÇAS NELORE E ANGUS NA BOVINOCULTURA DE CORTE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 754–764. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22808