ESTRUTURAÇÃO DO TERROR: QUANDO O EDUCADOR VIRA VÍTIMA E A GESTÃO, CÚMPLICE NO SILÊNCIO INSTITUCIONAL

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna- COTEL- PERNAMBUCO-BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22728

Palavras-chave:

Assédio Moral. Bullying Escolar. Docentes. Gestão Escolar. Conivência Institucional. Assédio Horizontal. Estruturação do Terror.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a grave e crescente incidência do assédio moral, ou bullying, no ambiente de trabalho escolar, especificamente nas relações entre docentes (assédio horizontal) e nas ações de omissão ou conivência da gestão escolar. Argumenta-se que tal fenômeno mina a saúde mental dos educadores, compromete o clima organizacional e viola o dever ético da instituição de zelar por um ambiente de trabalho saudável. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, o enfoque descritivo-analítico e o uso da triangulação (relatos, teoria e marcos jurídicos), fundamentando-se em literatura especializada sobre assédio moral (mobbing) e responsabilidade institucional, além de utilizar dez relatos de casos de situações e personagens reais com nomes fictícios, para ilustrar e aprofundar a análise. O estudo evidencia como a ausência de intervenção da cúpula transforma o assédio em uma política institucional não declarada, culminando na “Estruturação do Terror”, e conclui pela necessidade urgente de responsabilização legal e intervenção externa.

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Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna- COTEL- PERNAMBUCO-BRASIL

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Leonardo da Vinci, Paraguai. Professora da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2025). ESTRUTURAÇÃO DO TERROR: QUANDO O EDUCADOR VIRA VÍTIMA E A GESTÃO, CÚMPLICE NO SILÊNCIO INSTITUCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 10082–10112. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22728