HIPOCALCEMIA GESTACIONAL: IMPACTOS NA SAÚDE MATERNO-FETAL E CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Rebeca Rodrigues Cristo da Silva UNIG
  • Vitória Marinho de Leão Monteiro UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Daiana Lima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22661

Palavras-chave:

Hipocalcemia Gestacional. Saúde Materno-Fetal. Cuidados de Enfermagem. Pré-Natal.

Resumo

Este artigo buscou analisar os impactos da hipocalcemia gestacional na saúde materno-fetal e destacar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados de enfermagem na prevenção e manejo da condição. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica da Produção Científica com abordagem qualitativa exploratória, utilizando como bases de dados a BVS (BDENF, LILACS, SCIELO) e com análise pautada na análise temática de Minayo. O estudo evidenciou que a deficiência de cálcio está ligada a sérias complicações obstétricas (pré-eclâmpsia, parto prematuro, baixo peso ao nascer) e que a enfermagem obstétrica é fundamental na prevenção, por meio da orientação alimentar, promoção da suplementação (1,5 a 2,0 g/dia, conforme a OMS) e no reconhecimento precoce dos sinais clínicos. Conclui-se que a atuação proativa e educativa do enfermeiro é essencial para o monitoramento e manejo da condição, visando a redução de complicações e a promoção de desfechos maternos e neonatais mais favoráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Rodrigues Cristo da Silva, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).  

Vitória Marinho de Leão Monteiro, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu. Professor.(UNIG).

Daiana Lima

Mestre em Enfermagem na Saúde da Mulher, criança e adolescente (UNIRIO). Enfermeira Especialista em Obstetrícia. Orientador. 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Silva, R. R. C. da, Monteiro, V. M. de L., Ribeiro, W. A., & Lima, D. (2025). HIPOCALCEMIA GESTACIONAL: IMPACTOS NA SAÚDE MATERNO-FETAL E CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 431–444. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22661