INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS ÉTICAS E PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Erich Teles Bezerra Christian Business School https://orcid.org/0000-0001-5682-7582
  • Zuleici Rafael Rosa Ribeiro Must University
  • Mabel Maria dos Santos Must University
  • Marinalva José da Costa Must University
  • Vanderlene Rafael Rosa Côrtes Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22620

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Inclusão Educacional. Prática Docente. Acessibilidade. Personalização da Aprendizagem.

Resumo

O estudo analisa o papel ético e pedagógico da Inteligência Artificial (IA) na promoção da inclusão educacional no contexto brasileiro, considerando os avanços tecnológicos e as demandas contemporâneas da prática docente. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, fundamenta-se em autores que discutem tecnologias digitais, ética e formação docente, examinando como a IA pode favorecer a personalização do ensino, ampliar a acessibilidade e apoiar trajetórias formativas diversas. Os resultados indicam que sistemas de IA apresentam potencial para promover inclusão por meio de recursos adaptativos, leitores de tela, algoritmos de apoio à aprendizagem e ferramentas que respondem às necessidades de estudantes com diferentes perfis. Contudo, a análise revela riscos importantes, como vieses algorítmicos, fragilidades éticas, ameaça à autonomia docente e possibilidade de reforço de desigualdades estruturais quando a IA é utilizada sem mediação crítica. A pesquisa conclui que a IA só contribui de forma efetiva para a inclusão quando integrada a práticas pedagógicas humanizadoras, guiadas por princípios éticos, políticas educacionais de equidade e formação docente contínua e crítica. Assim, a tecnologia não substitui o professor, mas amplia seu campo de ação quando utilizada com intencionalidade pedagógica, sensibilidade ética e compromisso com a justiça social.

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Biografia do Autor

Erich Teles Bezerra, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Instituição: Christian Business School. LATTES: https://lattes.cnpq.br/3219478412363766

Zuleici Rafael Rosa Ribeiro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

Mabel Maria dos Santos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

Marinalva José da Costa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

Vanderlene Rafael Rosa Côrtes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Bezerra, E. T., Ribeiro, Z. R. R., Santos, M. M. dos, Costa, M. J. da, & Côrtes, V. R. R. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS ÉTICAS E PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9035–9053. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22620