EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO SUS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Syana Bruna Costa Nascimento Centro Universitário Santo Agostinho
  • Rhuan Lucas Ferreira Vasconcelos Centro Universitário Santo Agostinho
  • Dean Douglas Ferreira de Olivindo Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22619

Palavras-chave:

Educação permanente. Profissionais de Saúde. SUS.

Resumo

Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é considerada uma importante estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa contribuir para a organização dos serviços de saúde, promovendo a qualificação e a transformação das práticas em saúde por meio da formação e do desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores da área. Busca-se, assim, articular a integração entre ensino e serviço, com vistas ao fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS. Objetivos: Analisar como a Educação Permanente é implementada na formação dos profissionais de saúde no âmbito do SUS. Métodos: Para a realização desta pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica sobre a Educação Permanente de profissionais do SUS. Segundo Peres (2024), a revisão integrativa é um tipo de revisão que busca analisar, de maneira sistemática, estudos de diferentes metodologias, sejam eles experimentais ou não experimentais, com o objetivo de integrar seus resultados. A análise dos dados buscará identificar os impactos da estratégia de Educação Permanente na qualificação dos profissionais e na melhoria dos serviços prestados à população. Resultados e Discurssão: O estudo evidencia a importância da Educação Permanente e seu impacto na qualidade do trabalho dos profissionais de saúde em todos os níveis de atenção do SUS. Conclusão: confirma-se que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta essencial para os profissionais de enfermagem, dessa maneira trazendo um maior conhecimento de técnicas e práticas no cotidiano.

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Biografia do Autor

Syana Bruna Costa Nascimento, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho. 

Rhuan Lucas Ferreira Vasconcelos, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduando em enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho. 

Dean Douglas Ferreira de Olivindo, Centro Universitário Santo Agostinho

Docente do Centro Universitário Santo Agostinho; Mestre.

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

Nascimento, S. B. C., Vasconcelos, R. L. F., & Olivindo, D. D. F. de. (2025). EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO SUS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7566–7585. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22619