EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO SUS: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22619Palavras-chave:
Educação permanente. Profissionais de Saúde. SUS.Resumo
Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é considerada uma importante estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa contribuir para a organização dos serviços de saúde, promovendo a qualificação e a transformação das práticas em saúde por meio da formação e do desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores da área. Busca-se, assim, articular a integração entre ensino e serviço, com vistas ao fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS. Objetivos: Analisar como a Educação Permanente é implementada na formação dos profissionais de saúde no âmbito do SUS. Métodos: Para a realização desta pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica sobre a Educação Permanente de profissionais do SUS. Segundo Peres (2024), a revisão integrativa é um tipo de revisão que busca analisar, de maneira sistemática, estudos de diferentes metodologias, sejam eles experimentais ou não experimentais, com o objetivo de integrar seus resultados. A análise dos dados buscará identificar os impactos da estratégia de Educação Permanente na qualificação dos profissionais e na melhoria dos serviços prestados à população. Resultados e Discurssão: O estudo evidencia a importância da Educação Permanente e seu impacto na qualidade do trabalho dos profissionais de saúde em todos os níveis de atenção do SUS. Conclusão: confirma-se que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta essencial para os profissionais de enfermagem, dessa maneira trazendo um maior conhecimento de técnicas e práticas no cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY