O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ÀS PESSOAS COM ESTOMIAS

Autores

  • Débora de Sousa Lima UNIG
  • Loana Coelho Mello da Silva UNIG
  • Brenda Alessandra Fernando de Santanna UNIG
  • Thaina da Silva Lourenço Fernandes UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Fernanda Cardoso Côrrea Póvoa UNIG
  • Catarina de Melo Guedes UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22602

Palavras-chave:

Estomia. Tecnologias em saúde. Assistência de Enfermagem. Reabilitação da pessoa com estomia. Pessoa com estomia.

Resumo

O presente estudo teve como seu objetivo principal discorrer sobre o papel do enfermeiro na implementação de novas tecnologias para pacientes com estomias, entendendo as limitações e os benefícios do uso dessas inovações tecnológicas, foi realizada um estudo qualitativo e descritivo, utilizando de revisão bibliográfica para embasar o estudo. Os resultados obtidos demonstraram que a implementação das novas tecnologias a pessoas com estomas feita por profissional capacitado e com saber técnico científico sobre o uso desses artifícios contribuem para a formação de autonomia e qualidade vida do paciente, entretanto ainda existem limitações que envolvem a falta de acesso à tecnologia, o déficit na padronização dos dispositivos e a falta de qualificação profissional. Conclui-se que o enfermeiro precisa assumir seu local de protagonismo e buscar deter o saber sobre o uso das tecnologias e as técnicas para utilizá-las com o intuito de favorecer a autonomia do paciente, sua adaptação, superar a estigmatização da condição de saúde associada e reinserir o paciente a vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de Sousa Lima, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Loana Coelho Mello da Silva, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG) 

Brenda Alessandra Fernando de Santanna, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Thaina da Silva Lourenço Fernandes, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Fernanda Cardoso Côrrea Póvoa, UNIG

Enfermeira Especialista em Saúde da Família, pela universidade de Minas Gerais; Especialista Administração Hospitalar pela universidade São Camilo, Especialista em Sexualidade Humana, Especialista em docência do ensino Superior; Mestre em Educação em Saúde- UFF; Doutoranda em Ensino de ciências, tecnologia e sociedade pelo CEFET RJ: Professora de Enfermagem- Universidade Iguaçu. 

Catarina de Melo Guedes, UNIG

Orientadora, Enfermeira. Mestre, Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem (UNIG/UNIVERSO). Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em estomaterapia e Dermatologia.  

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Lima, D. de S., Silva, L. C. M. da, Santanna, B. A. F. de, Fernandes, T. da S. L., Ribeiro, W. A., Póvoa, F. C. C., & Guedes, C. de M. (2025). O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ÀS PESSOAS COM ESTOMIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 35–45. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22602