DESAFIOS NA PRESTAÇÃO DE UM CUIDADO DE ENFERMAGEM HUMANIZADO A PACIENTES SOROPOSITIVOS LGBT+

Autores

  • Giulia Pacheco Pires Universidade Iguaçu
  • Yuri Lino Araujo Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Fernando Salgado Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22573

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem. Humanização. HIV. Pacientes soropositivos.

Resumo

Este estudo buscou analisar os desafios enfrentados na prestação de cuidados de enfermagem humanizados a pacientes soropositivos LGBT+. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem descritiva, qualitativa, utilizando o método de revisão integrativa da literatura. Resultados e discussão: As análises indicam que a atuação dos profissionais de enfermagem é frequentemente comprometida por lacunas na formação, preconceitos e discriminação nos serviços de saúde, prejudicando o acesso e a saúde mental da população LGBT+ soropositiva. O cuidado humanizado se apresenta como estratégia essencial, promovendo acolhimento, respeito à identidade de gênero e orientação sexual, adesão ao tratamento e melhoria da saúde física e emocional. Políticas públicas, como a Política Nacional de Saúde Integral LGBT+, representam avanços importantes, mas sua efetiva implementação depende da formação contínua, sensibilização dos profissionais e integração de cuidados multidisciplinares. Conclusão: A eficácia do cuidado humanizado depende de uma abordagem integrada, em que o enfermeiro possua competências técnicas e habilidades para promover atendimento ético e inclusivo. A criação de ambientes seguros, inclusivos e de confiança é fundamental para reduzir desigualdades, assegurar adesão ao tratamento e consolidar um modelo de atenção integral, técnico e humanizado à população LGBT+ soropositiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Pacheco Pires, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Yuri Lino Araujo, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG).

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Saúde da Família; Mestre em Saúde Materno- infantil - UFF; Professor Assistente de Enfermagem – UNIG.

Fernando Salgado, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva, Hemoterapia, hematologista e banco de sangue, Oncologia; Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do meio ambiente; 

 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Pires, G. P., Araujo, Y. L., Ribeiro, W. A., Felicio, F. de C., & Salgado, F. (2025). DESAFIOS NA PRESTAÇÃO DE UM CUIDADO DE ENFERMAGEM HUMANIZADO A PACIENTES SOROPOSITIVOS LGBT+. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 713–740. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22573