ECOCÍDIO NA CAATINGA PIAUIENSE: RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ FRENTE AO DESMATAMENTO ILEGAL

Autores

  • Ana Beatriz Silva Fontinele Sousa Centro Universitário Santo Agostinho
  • Maria Letícia Monte Centro Universitário Santo Agostinho
  • Gustavo Luís Mendes Tupinambá Rodrigues Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22467

Palavras-chave:

Responsabilidade Administrativa. Ecocídio. Omissão Estatal. Caatinga. Desmatamento. Piauí.

Resumo

O estudo analisa a responsabilidade administrativa do Estado do Piauí frente ao desmatamento ilegal da Caatinga, compreendido como uma forma de ecocídio. Tem como objetivo geral examinar em que medida a omissão estatal e a ineficácia das políticas públicas ambientais configuram violação ao dever constitucional de proteção ao meio ambiente. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com método dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando autores como Édis Milaré, Celso Antônio Bandeira de Mello e Paulo Affonso Leme Machado. Os resultados apontam que a fragilidade da atuação fiscalizatória do Estado do Piauí tem contribuído para o avanço do desmatamento, revelando a necessidade de políticas públicas mais eficazes e responsabilidade estatal mais rigorosa quanto à tutela ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Silva Fontinele Sousa, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Maria Letícia Monte, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Gustavo Luís Mendes Tupinambá Rodrigues, Centro Universitário Santo Agostinho

 Professor, orientador e Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal do Ceará-UFC, graduado em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Advogado militante desde 1999,atua na Docência Superior desde 2004, sobretudo em disciplinas de Direito Público, como Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Penal, atualmente vinculado aos quadros funcionais do Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA. 

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Sousa, A. B. S. F., Monte, M. L., & Rodrigues, G. L. M. T. (2025). ECOCÍDIO NA CAATINGA PIAUIENSE: RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ FRENTE AO DESMATAMENTO ILEGAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6043–6055. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22467