OS IMPACTOS DA FALTA DE ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO NA SAÚDE BUCAL INFANTIL A LONGO PRAZO

Autores

  • Eliede da Cunha Santos Centro Universitário Unibras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22428

Palavras-chave:

Saúde bucal. Odontopediatria. Prevenção. Dieta Saudável. Alimentos não cariogênicos.

Resumo

Quando se avalia a saúde bucal das crianças, é necessário voltarmos o foco para os hábitos de higiene bucal desses pacientes, mas além disso notamos que é indicado a perpetuação de uma dieta não cariogênica, pois os cuidados com a dieta e também os cuidados com os hábitos de higiene bucal, devem ser combinados para que não sejam formadas as lesões cariosas nos dentes dos pacientes. Por outro lado, o acompanhamento profissional também é fundamental quando se trata da prevenção das lesões cariosas. Com isso, o objetivo desse estudo foi mensurar quais os riscos que os pacientes odontopediátricos passam quando o acompanhamento profissional não é realizado dentro do tempo necessário. Foi possível concluir que a saúde bucal das crianças será determinada não apenas mediante aos hábitos de higiene realizado por cada criança, mas também pelos seus hábitos alimentares, por isso sabemos que independente da etiologia que leve o paciente odontopediátrico até a perca dentária precoce, os resultados prejudiciais irão ocorrer. Além disso, os cuidados com a saúde dentária desses pacientes quando é realizado de forma efetiva, ao ponto que não sejam geradas as consequências prejudiciais para a saúde bucal da criança, como perda dentária precoce, alteração no espaço eruptivo dos dentes, alterações oclusais, estéticas e funcionais, condiciona uma ótima forma de prevenção à maiores complicações na saúde oral desses pacientes.

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Biografia do Autor

Eliede da Cunha Santos, Centro Universitário Unibras

Estudante odontologia, Centro Universitário Unibras.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Santos, E. da C. (2025). OS IMPACTOS DA FALTA DE ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO NA SAÚDE BUCAL INFANTIL A LONGO PRAZO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4906–4916. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22428