AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Ivete Lázari Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22385

Palavras-chave:

Ensino remoto. Formação docente. Inclusão digital. Pandemia da COVID-19. Tecnologias digitais.

Resumo

A pandemia da COVID-19 provocou mudanças drásticas em todos os sentidos na vida das pessoas, sendo a educação uma das mais prejudicadas, forçando os profissionais a tomarem atitudes rápidas e a se adaptarem ao ensino a distância e ao uso de tecnologias digitais, onde antes era utilizada esporadicamente. Este artigo tem como objetivo analisar os avanços tecnológicos incorporados à prática pedagógica durante esse período, bem como os desafios enfrentados por docentes e discentes. Para melhor analisar o processo, foram realizadas entrevistas com professores e alunos buscando compreender suas experiências com o ensino a distância. Os resultados revelam que, embora as tecnologias tenham ampliado as possibilidades de ensino-aprendizagem, os entrevistados enfrentaram dificuldades em diversas áreas como: à infraestrutura, à formação docente e à motivação dos alunos. Conclui-se que a pandemia acelerou a integração tecnológica na educação, mas evidenciou desigualdades e a necessidade de políticas públicas voltadas à formação continuada e à inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivete Lázari, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação – pela Veni Creator Christian University. Consultora Educacional na 10ª Coordenadoria Regional de Educação  - Graduada em Pedagogia, Pós- Graduação em Psicopedagogia - Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais e em Orientação Educacional - pela UNC -Universidade do Contestado – Caçador-SC. i

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora, Doutora em Geografia pela UFPE.  Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Lázari, I., & Santos, M. P. M. dos. (2025). AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6197–6212. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22385