AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22385Palabras clave:
Ensino remoto. Formação docente. Inclusão digital. Pandemia da COVID-19. Tecnologias digitais.Resumen
A pandemia da COVID-19 provocou mudanças drásticas em todos os sentidos na vida das pessoas, sendo a educação uma das mais prejudicadas, forçando os profissionais a tomarem atitudes rápidas e a se adaptarem ao ensino a distância e ao uso de tecnologias digitais, onde antes era utilizada esporadicamente. Este artigo tem como objetivo analisar os avanços tecnológicos incorporados à prática pedagógica durante esse período, bem como os desafios enfrentados por docentes e discentes. Para melhor analisar o processo, foram realizadas entrevistas com professores e alunos buscando compreender suas experiências com o ensino a distância. Os resultados revelam que, embora as tecnologias tenham ampliado as possibilidades de ensino-aprendizagem, os entrevistados enfrentaram dificuldades em diversas áreas como: à infraestrutura, à formação docente e à motivação dos alunos. Conclui-se que a pandemia acelerou a integração tecnológica na educação, mas evidenciou desigualdades e a necessidade de políticas públicas voltadas à formação continuada e à inclusão digital.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY