AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Autores/as

  • Ivete Lázari Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22385

Palabras clave:

Ensino remoto. Formação docente. Inclusão digital. Pandemia da COVID-19. Tecnologias digitais.

Resumen

A pandemia da COVID-19 provocou mudanças drásticas em todos os sentidos na vida das pessoas, sendo a educação uma das mais prejudicadas, forçando os profissionais a tomarem atitudes rápidas e a se adaptarem ao ensino a distância e ao uso de tecnologias digitais, onde antes era utilizada esporadicamente. Este artigo tem como objetivo analisar os avanços tecnológicos incorporados à prática pedagógica durante esse período, bem como os desafios enfrentados por docentes e discentes. Para melhor analisar o processo, foram realizadas entrevistas com professores e alunos buscando compreender suas experiências com o ensino a distância. Os resultados revelam que, embora as tecnologias tenham ampliado as possibilidades de ensino-aprendizagem, os entrevistados enfrentaram dificuldades em diversas áreas como: à infraestrutura, à formação docente e à motivação dos alunos. Conclui-se que a pandemia acelerou a integração tecnológica na educação, mas evidenciou desigualdades e a necessidade de políticas públicas voltadas à formação continuada e à inclusão digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivete Lázari, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação – pela Veni Creator Christian University. Consultora Educacional na 10ª Coordenadoria Regional de Educação  - Graduada em Pedagogia, Pós- Graduação em Psicopedagogia - Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais e em Orientação Educacional - pela UNC -Universidade do Contestado – Caçador-SC. i

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora, Doutora em Geografia pela UFPE.  Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

Lázari, I., & Santos, M. P. M. dos. (2025). AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6197–6212. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22385