EVASÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL EVARALDO VASCONCELOS JR. (AP): DESAFIOS SOCIOECONÔMICOS, INSTITUCIONAIS E POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

  • Neiva da Silva Nunes Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22373

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Permanência Escolar. Fatores Socioeconômicos. Políticas Públicas. Amazônia Brasileira.

Resumo

A evasão escolar persiste como um dos principais desafios da educação básica brasileira, especialmente nas regiões periféricas e em territórios marcados por desigualdades históricas, como o estado do Amapá e o contexto amazônico, onde se insere a Escola Estadual Everaldo Vasconcelos Jr., que materializa em seu cotidiano as tensões entre o direito formal à educação e as condições concretas de permanência estudantil, evidenciando como fatores intra e extraescolares se combinam para interromper trajetórias escolares que poderiam ser contínuas e bem-sucedidas. Este artigo discute, em perspectiva teórico-bibliográfica, os conceitos de evasão e permanência escolar, analisa fatores socioeconômicos, institucionais e organizacionais associados ao abandono dos estudos, descreve políticas públicas e programas voltados ao enfrentamento do problema e sistematiza estudos sobre evasão no contexto amazônico, tomando a escola em foco como referência concreta para refletir sobre tais políticas e práticas em nível local. Busca-se articular referenciais clássicos sobre reprodução das desigualdades, evidências empíricas recentes e análises situadas no Norte brasileiro, com o objetivo de subsidiar estratégias de prevenção da evasão e fortalecimento da permanência com qualidade social, em diálogo com a gestão escolar, os docentes, as famílias e os próprios estudantes. Argumenta-se que apenas ações integradas, que combinem políticas de proteção social, melhoria das condições de trabalho pedagógico e práticas escolares mais dialógicas e inclusivas, são capazes de produzir impactos duradouros sobre os índices de evasão em escolas públicas situadas em territórios vulnerabilizados, como é o caso da Escola Estadual Everaldo Vasconcelos Jr. e de outras instituições da rede estadual de ensino no Amapá.

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Biografia do Autor

Neiva da Silva Nunes, Christian Business School

Graduação em pedagogia. (UNIFAP - Universidade federal do Amapá). Pós-graduação: gestão do trabalho pedagógico: gestão escolar, orientação escolar e supervisão escolar (Faculdade ATUAL - Amapá). Mestrando em Ciência da Educação (Christian Business School). Escola de atuação Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD, doutora em ciências da educação, mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga, pedagoga, Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS.

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Publicado

2025-11-26

Como Citar

Nunes, N. da S., & Silva, R. I. P. da. (2025). EVASÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL EVARALDO VASCONCELOS JR. (AP): DESAFIOS SOCIOECONÔMICOS, INSTITUCIONAIS E POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7766–7784. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22373