A LACUNA ENTRE A NORMA E A PRÁXIS: FUNDAMENTOS E DESAFIOS DA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Dalva Menezes do Vale Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22353

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Medidas socioeducativas. Proteção integral. Judicialização. Ressocialização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos e os principais desafios da atuação interdisciplinar no contexto das unidades socioeducativas brasileiras, à luz do arcabouço normativo representado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e documental, com base em autores e estudos publicados entre 2008 e 2024, contemplando legislações, relatórios institucionais e produções acadêmicas. A análise dos dados revela uma significativa lacuna entre a norma legal e a práxis institucional, marcada por fragmentação da atuação das equipes técnicas, cultura punitiva, judicialização das práticas pedagógicas e precarização das condições de trabalho. Identificou-se que a interdisciplinaridade, embora prevista como eixo estruturante do atendimento, ainda se configura como prática esporádica e não consolidada, comprometendo a elaboração de Planos Individuais de Atendimento (PIAs) e a construção de projetos de vida consistentes para os adolescentes em cumprimento de medida. A articulação intersetorial entre as instituições de justiça, saúde, educação e assistência social também se mostrou deficiente, afetando negativamente os processos de ressocialização e reintegração comunitária. Conclui-se que a efetivação da interdisciplinaridade depende de condições institucionais concretas, formação continuada das equipes e superação de paradigmas disciplinares ainda vigentes. O estudo contribui para o debate acadêmico e institucional sobre a qualificação das práticas socioeducativas, e sugere o fortalecimento de políticas públicas integradas, humanizadas e comprometidas com os direitos humanos e com o protagonismo juvenil.

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Biografia do Autor

Dalva Menezes do Vale, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pela VCCU.

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pela VCCU.

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Publicado

2025-11-18

Como Citar

Vale, D. M. do, Martins, M. T. C. S., & Montenegro, R. K. A. (2025). A LACUNA ENTRE A NORMA E A PRÁXIS: FUNDAMENTOS E DESAFIOS DA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5370–5381. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22353