CAMINHOS PARA A PARTICIPAÇÃO PLENA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22278Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Estudantes com deficiência. Formação Docente.Resumo
Este artigo analisa os desafios e as possibilidades da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, enfatizando a intencionalidade pedagógica e a eliminação de práticas discriminatórias. O estudo baseia-se em revisão bibliográfica, reunindo legislações nacionais e internacionais, documentos oficiais e contribuições teóricas sobre conceitos de deficiência, políticas inclusivas e práticas pedagógicas. Foram examinadas dimensões históricas, conceituais e legais, bem como iniciativas voltadas a assegurar o acesso, a permanência e o aprendizado desses estudantes. Os resultados indicam que, embora avanços normativos e políticas públicas tenham ampliado a presença de alunos com deficiência nas escolas, barreiras atitudinais, estruturais e pedagógicas ainda comprometem a efetividade da inclusão. Evidenciou-se que a formação continuada de professores, a construção coletiva de projetos político-pedagógicos e o engajamento das famílias são elementos estratégicos para criar ambientes escolares inclusivos. Conclui-se que promover a inclusão exige reconhecer a diversidade como valor educativo, adaptar recursos e estratégias e garantir igualdade de oportunidades, assegurando a todos o direito à plena participação social e educacional.
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