CAMINHOS PARA A PARTICIPAÇÃO PLENA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Priscila Campos Santos Prefeitura Municipal de Cáceres
  • Francimayre Aparecida Perreira de Jesus Prefeitura Municipal de Cáceres
  • Antonio Sidney Miranda Silva Prefeitura Municipal de Cáceres
  • Patricia Campos Silva Miranda Prefeitura Municipal de Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22278

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Estudantes com deficiência. Formação Docente.

Resumo

Este artigo analisa os desafios e as possibilidades da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, enfatizando a intencionalidade pedagógica e a eliminação de práticas discriminatórias. O estudo baseia-se em revisão bibliográfica, reunindo legislações nacionais e internacionais, documentos oficiais e contribuições teóricas sobre conceitos de deficiência, políticas inclusivas e práticas pedagógicas. Foram examinadas dimensões históricas, conceituais e legais, bem como iniciativas voltadas a assegurar o acesso, a permanência e o aprendizado desses estudantes. Os resultados indicam que, embora avanços normativos e políticas públicas tenham ampliado a presença de alunos com deficiência nas escolas, barreiras atitudinais, estruturais e pedagógicas ainda comprometem a efetividade da inclusão. Evidenciou-se que a formação continuada de professores, a construção coletiva de projetos político-pedagógicos e o engajamento das famílias são elementos estratégicos para criar ambientes escolares inclusivos. Conclui-se que promover a inclusão exige reconhecer a diversidade como valor educativo, adaptar recursos e estratégias e garantir igualdade de oportunidades, assegurando a todos o direito à plena participação social e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Campos Santos, Prefeitura Municipal de Cáceres

Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Ensino.Prefeitura Municipal de Cáceres.

Francimayre Aparecida Perreira de Jesus, Prefeitura Municipal de Cáceres

Ciências Biológicas. Professora da Rede Estadual de Ensino.Rede Estadual de Ensino – Mato Grosso. 

Antonio Sidney Miranda Silva, Prefeitura Municipal de Cáceres

Pedagogia. Professor da Rede Municipal de Ensino. Prefeitura Municipal de Cáceres.

Patricia Campos Silva Miranda, Prefeitura Municipal de Cáceres

Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Ensino.Prefeitura Municipal de Cáceres.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Como Citar

Santos, P. C., Jesus, F. A. P. de, Silva, A. S. M., & Miranda, P. C. S. (2025). CAMINHOS PARA A PARTICIPAÇÃO PLENA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4516–4524. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22278