ADAPTAÇÃO E DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22270Palavras-chave:
Ensino de química. Ensino remoto. Ambientes virtuais de aprendizagem. Pandemia de COVID-19.Resumo
A sociedade A pandemia de COVID-19 (2019-2022) impôs transição abrupta para o ensino remoto emergencial, agravando desafios no ensino de química, disciplina historicamente abstrata e descontextualizada. Esta revisão bibliográfica integrativa objetiva analisar metodologias usadas por professores brasileiros de química em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) durante a pandemia, verificando adaptações, tecnologias digitais e estratégias para superar obstáculos remotos. Adotou-se abordagem exploratória qualitativa, com busca em 25 revistas Qualis (A1-B2), critérios de inclusão para publicações de 2019-2022 sobre ensino remoto de química; análise de conteúdo (Bardin, 2011) categorizou 18 artigos selecionados. Resultados indicaram predomínio de estratégias tradicionais transferidas para AVAs (ex.: aulas gravadas) e uso limitado de recursos digitais (ex.: simulações, sala de aula invertida), com poucas inovações; estudos priorizaram visão docente, ignorando discente. Conclui-se que a pandemia expôs insuficiências na formação docente para integração digital, demandando pedagogias inovadoras e centradas no aluno para habilidades do século XXI na educação química.
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