MELATONINA E SONO INFANTIL: SOLUÇÃO SEGURA OU ESTRATÉGIA DE RISCO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22264

Palavras-chave:

Melatonina. Sono. Crianças. Distúrbios do Sono-Vigília.

Resumo

Introdução: O sono é essencial para o desenvolvimento infantil, influenciando funções cognitivas, emocionais e metabólicas. A melatonina, um neuro-hormônio produzido pela glândula pineal, tem sido amplamente utilizada para o manejo de distúrbios do sono em crianças, apesar das preocupações sobre sua segurança e eficácia a longo prazo. Objetivo: Avaliar, por meio de uma revisão integrativa, as evidências científicas mais recentes sobre o uso da melatonina no tratamento de distúrbios do sono em crianças, analisando sua eficácia e segurança. Metodologia: A pesquisa foi realizada em janeiro de 2025 nas bases PubMed/MEDLINE, Cochrane Library e LILACS, utilizando os descritores "Melatonin” AND “Children” AND “Sleep". Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos em português, inglês ou espanhol, excluindo estudos com crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos foram analisados. Resultados e Discussão: A melatonina mostrou-se eficaz na redução da latência do sono e no aumento da duração do descanso em crianças sem transtornos do neurodesenvolvimento. No entanto, há incertezas sobre seu impacto na puberdade e saúde óssea, além da variabilidade dos resultados entre faixas etárias. Conclusão: A melatonina pode ser uma alternativa terapêutica útil, mas deve ser utilizada com cautela. Mais estudos são necessários para definir sua segurança a longo prazo e otimizar diretrizes baseadas em evidências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia França Mascarenhas, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Médica Pediatra, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, Brasil.

Davi Fernandes Dantas, Centro Universitário Christus

Acadêmico de Medicina, Centro Universitário Christus, Brasil.

Ívina Karla de Brito Damasceno, Centro Universitário Christus

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário Christus, Brasil.

Sâmela Soares Moreira, Centro Universitário Christus

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário Christus, Brasil.

Sara Cordeiro Facó, Centro Universitário Christus

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário Christus, Brasil.

Ingra Moreira de Araujo Rocha, Centro Universitário Christus

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário Christus, Brasil

Eduardo Cesar Rios Neto, Centro Universitário, Christus

Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário, Christus. Docente do Centro Universitário Christus.

Caio César Otôni Espíndola Rocha, Centro Universitário Christus

Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário Christus. Docente do Centro Universitário Christus.

Downloads

Publicado

2025-11-17

Como Citar

Mascarenhas, L. F., Dantas, D. F., Damasceno, Ívina K. de B., Moreira, S. S., Facó, S. C., Rocha, I. M. de A., … Rocha, C. C. O. E. (2025). MELATONINA E SONO INFANTIL: SOLUÇÃO SEGURA OU ESTRATÉGIA DE RISCO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4734–4745. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22264