CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA IDOSA NO FIM DA VIDA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Bianca Pereira da Cruz Freitas UNIFSA
  • Fernanda Mickaelle de Sousa Brito UNIFSA
  • Polyana Norberta Mendes UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22257

Palavras-chave:

Idoso. Assistência de Enfermagem. Cuidados Paliativos. Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

Os cuidados paliativos são destinados as pessoas com doenças no fim da vida, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, aliviando a dor e o sofrimento. A implementação dos cuidados de longa duração nas Instituições de longa permanência (ILPs) tem benefícios para a pessoa idosa, pois a assistência de enfermagem visa proporcionar a humanização do cuidado, respeito pela vida, integridade e autonomia do idoso. Analisar as evidências científicas sobre os cuidados de enfermagem à pessoa idosa no fim de vida em Instituições de longa permanência. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, será utilizado o método de estudo constitui um instrumento para a prática baseada em evidencias (PBE). Foram utilizadas as bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, por meio da consulta à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), acessada via portal PubMed; Excerpta Medica Database (EMBASE) via Elselvier e Web of Science. A coleta de dados foi utilizada a ferramenta PICo para sistematizar a questão norteadora: Quais as evidencias cientificas disponíveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem à pessoa idosa no fim da vida em instituições de longa permanência? A amostra foi composta por sete estudos, publicados nos últimos cinco anos, sendo quatro estudos no ano de 2020 e 2021 e os outros distribuídos no ano de 2023, 2024 e 2025, as pesquisas ocorreram nos países da Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Brasil. O cuidado paliativo traz resultados positivos no contexto da pessoa idosa institucionalizada, pois a assistência é de forma ampla, trata o paciente como o todo. Entretanto, um dos maiores impasses pra realizar uma assistência qualificada no ambiente nessas instituições é a ausência da capacitação em cuidados paliativos dos profissionais de enfermagem. A assistência de enfermagem ainda é escassa em relação a esse cuidado, devido à ausência de oportunidades para a sua capacitação. Nesse sentido, é de grande relevância a implementação de qualificação da equipe de enfermagem nesse tipo de cuidado nas ILPs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Pereira da Cruz Freitas, UNIFSA

Discente do Curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA.

Fernanda Mickaelle de Sousa Brito, UNIFSA

Discente do Curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA.

Polyana Norberta Mendes, UNIFSA

Orientadora. Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Docente dos cursos de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA.

Downloads

Publicado

2025-11-22

Como Citar

Freitas, B. P. da C., Brito, F. M. de S., & Mendes, P. N. (2025). CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA IDOSA NO FIM DA VIDA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6461–6477. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22257